Gestão dos custos logísticos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (787 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNINOVE - UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO

CUSTOS LOGÍSTICOS

Custos Logísticos na Economia Brasileira

Edmundo Carbone Filho RA: 61110306

CUSTOS LOGÍSTICOS NA ECONOMIA BRASILEIRA

O quemais nos chama a atenção é como o autor Mauricio Pimenta Lima ressalta as informações sobre custos logísticos, dizendo que no Brasil estão desatualizados, dificultando entre outras coisas acomparação entre outros países. Essa falta de informação torna-se impossível um banco de dados para uma futura análise do nosso custo logístico. Muitas informações são imprecisas e incompletas complementa oautor, que para driblar este problema, o Centro de Estudos em Logística pesquisou em mais de 30 fontes. Onde podemos citar (ABCR, ANP, ANTT, ANTF, ANTAQ, Banco Mundial, BNDES, CNT, CONAB, CVM –Economática, CSCMP, DAC, DETRAN, FIPE, GEIPOT, IBGE, INFRAERO, IPEA, NTC, SINDICOM, Revistas especializadas, empresas usuárias de transporte aquáviario, empresas de navegação, empresas distribuidoras decombustível, empresas aéreas, empresas de transporte e diversos executivos e especialistas do mercado).

A parte crucial dessa pesquisa citada pelo autor refere-se ao cálculo do custo logístico do Brasil,fazendo um comparativo entre valores do Brasil e dos EUA incluindo as atividades de:

1) Transporte;

2) Armazenagem;

3) Estoque

4) Administração

Dando como prioridade asoperações domésticas, estas por si só incluindo exportações, o transporte até o porto no Brasil, e para importações, o transporte à partir do porto nacional, incluindo o custo portuário.

1) Transporte1) Rodoviário: mesmo por se tratar responsável pelo maior modal de carga movimentada no país e maior parcela dos custos, os dados existentes são pequenos e pouco confiáveis. Foi definidaentão se calcular o custo de maneira indireta baseando-se no consumo de veículos à Diesel e na sua participação no valor do frete. Representando o custo de R$ 96,3 bilhões. Já os outros veículos...
tracking img