Gestão do risco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3256 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de dezembro de 2010
Ler documento completo
Amostra do texto
Risk Management – A importância da gestão de riscos nas empresa

Controlo de Gestão e Controlo Interno
Prof. Jaime Ramos Guerra
Dinis Pereira
Filipe Pedrosa

Índice

Resumo 3
Introdução 5
O que é o risco 6
O que é a Gestão do Risco 9
Como analisar o risco 10
Formas de resposta aos riscos 12
Oportunidades nas Opções de Resposta 13
Monitorização do risco 14
Conclusão 16Bibliografia 17

Resumo

O presente trabalho visa caracterizar o risco, enumerar e analisar os seus componentes, e caracterizar as possíveis respostas aos riscos que se apresentam às empresas.
O risco caracteriza-se como uma parte inerente da actividade empresarial desenvolvida. Identificá-lo e agir de forma a prevenir perdas, é equivalente a crescer de forma sustentada e minimizar prejuízos.O risco deve também ser avaliado e classificado, conforme o seu potencial em termos de probabilidade de acontecimento, e ao mesmo tempo potencial de danos ao negócio. Quanto maior a probabilidade, e simultaneamente o potencial, mais severamente se deve agir sobre o mesmo.
Existem diversos métodos para avaliar o risco, como recorrer a especialistas, auditorias internas e externas, métodos deestratificação ou pontuações ponderadas, análise financeira ou modelos probabilísticos. Due Dilligence é também uma nova forma de Gestão do Risco.
Nos diversos tipos de resposta ao Risco estão: evitar, reduzir, partilhar e aceitar o risco. Cada um destes tipos de resposta deve ser devidamente analisado antes de qualquer medida a tomar em relação ao mesmo. Medidas tomadas de forma errada, podemaumentar o risco, ou exponenciar os seus prejuízos. Por exemplo, o risco deve ser aceite quando o custo máximo do mesmo for inferior ao custo da prevenção a aplicar.
Na resposta ao risco devemos também considerar que em cada risco se apresenta uma oportunidade (COSO, 2009). Desta forma, ao mesmo tempo que se evitam perdas, potencia-se o valor de retorno para a organização.
Este último factorcaracteriza em todo o seu potencial a razão pelo qual a Gestão de Risco é importante nas empresas: o facto de simultaneamente prevenir perdas e evidenciar possíveis oportunidades. As empresas que gerem os seus riscos estão melhor posicionadas e preparadas para assumir riscos de forma calculada, baseados no conhecimento que têm das ameaças e oportunidades. Este tipo de competência é extremamente importanteem mercados com altos níveis de volatilidade.

A Gestão de Riscos proporciona maior bom senso no negócio. Os gestores podem fazer melhores investimentos, tomar decisões de uma forma mais confiante e ter maiores hipóteses de cumprir os seus objectivos.
Por último, o risco deve ser monitorizado, pois pode sofrer alterações no decorrer das operações empresariais. Esta monitorização permite mantera hierarquização do risco devidamente actualizada, permitindo aos gestores agir de acordo com as necessidades demonstradas pela análise ao risco.

Introdução
A partir de outubro de 2009, corporações dos segmentos contaram com uma norma universal dirigida especificamente à Gestão de Riscos. A nova Norma ISO 31000: “Principles and guidelines for risk management”. Esta nova série de orientaçõesda International Organization for Standardization (ISO) surgiu da necessidade de harmonizar padrões, regulamentações e frameworks publicados anteriormente, e que estão relacionados com a gestão de riscos.
A origem da norma, que pode ser aplicada por empresas ou indivíduos, e que fornece directrizes para a implementação de gestão de riscos em organizações de qualquer tipo, tamanho ou área domercado, provém da necessidade das empresas em lidar com as incertezas (riscos) que as podem impedir de atingir os seus objetivos. Estes objectivos podem estar relacionados com várias actividades da organização, desde as iniciativas estratégicas como as actividades operacionais, processos ou investimentos. Assim, a norma pode ser aplicada aos vários tipos de riscos ligados aos diferentes sectores da...
tracking img