Gestão do desempenho humano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4564 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE DESEMPENHO NA PRODUÇÃO DO COMPROMETIMENTO HUMANO COM OS OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS

RESUMO
Com as constantes mudanças que vem acontecendo no mundo globalizado, os setores empresariais precisam buscar diferenciais competitivos dentro das organizações, em torno dos seus funcionários. Um dos meios é através da avaliação de desempenho, onde se consegue verificar como estáo processo produtivo e gerencial. Com esta avaliação é possível descobrir as lacunas que existem entre o comportamento real do funcionário, e o ideal, requerido pela empresa. Após a avaliação, pode-se perceber os pontos fracos dos avaliados, e direcioná-los para treinamentos, e os pontos forte, onde servem como fatores de promoções e aumentos salariais. Para realizar a avaliação existem diversosmétodos, mas cada empresa deve buscar àquela que melhor se enquadra e atinja o objetivo. Também tem de ser definido quem deverá avaliar o desempenho dentro das organizações, que pode ser através do próprio parecer do avaliado, ou pelo supervisor direto, ou com a participação dos dois simultaneamente, ou coma avaliação de 360 graus, onde todos mantêm alguma interação com o avaliado participam,dentre outras. A avaliação de desempenho deve ser vista como algo comum dentro das empresas, pois direta ou indiretamente as pessoas sempre são avaliadas. É importante que se realize uma boa seleção de pessoal, mas que depois se confirme a escolha através da avaliação de desempenho.

Palavras-Chaves:
Avaliação de Desempenho. Organização. Funcionários.

INTRODUÇÃO

Hoje em dia, no cenário atual,as organizações estão preocupadas com o diferencial competitivo, com a fidelização e a busca de novos clientes no mercado. Isto acaba sendo o ponto-chave para o sucesso, e o reconhecimento da marca. Para que isto aconteça, faz-se necessário a participação de uma equipe de funcionários, que seja participativa, preparada, talentosa e acima de tudo motivada.
É importante que haja avaliações dedesempenho nas empresas, pois elas agregam e fornecem parâmetros e informações para a chefia e para os funcionários, proporcionando feedback entre eles, o que auxiliará na melhoria dos pontos fracos e na evidência dos pontos fortes.
O presente trabalho tem por objetivo demonstrar como esta ferramenta é capaz de agregar valor ao funcionamento eficiente da organização e crescimento profissional daspessoas que nela trabalham.
De modo geral, o tema abordado se justifica pelo fato de que um grande número de empresas está buscando na avaliação de desempenho uma forma de recompensar, desenvolver, manter e monitorar seus funcionários.
A partir desta realidade surge a investigação de como a avaliação de desempenho atua dentro das organizações e qual seu conceito, seus métodos, quem deve avaliar,a importância e aplicações da avaliação de desempenho.

1. CONCEITO E OBJETIVOS DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
O atual mercado empresarial que vem sofrendo com as mudanças decorrentes da globalização necessitam da busca incessante pelo diferencial competitivo dentro das organizações através dos seus funcionários. Uma das formas de verificar como está se dando o processo produtivo e gerencialdentro das empresas é utilizando a avaliação de desempenho. Nesse aspecto, Antônio Vieira de Carvalho e Luiz Paulo do Nascimento (1998, p. 242) explanam que na avaliação de desempenho o “propósito central é conseguir que os membros da equipe de trabalho orientem seus esforços no sentido dos objetivos da empresa”. Os mesmos autores (1998, p. 242) trazem uma breve comparação sobre a função da avaliaçãode desempenho:

O QUE O
AVALIADO
FAZ

= desempenho


com o que

DEVERIA
FAZER

= descrição do cargo + padrões de desempenho +
instruções complementares

Segundo Chiavenato (1999, p. 189), “a avaliação de desempenho é uma...
tracking img