Gestão do conhecimento

Páginas: 5 (1078 palavras) Publicado: 30 de outubro de 2011
Aula-tema 08 - Síntese do Conhecimento Modular e Integral: Inovação da Arquitetura do Negócio na era da TI
A ideia nesta aula-tema é buscar um posicionamento da estratégia de negócios da empresa levando em conta dois padrões opostos: Modularidade e Integralidade.
A arquitetura de negócios da empresa já traz em si um modelo de gestão do conhecimento uma vez que determina o padrão de criação,apropriação e organização do conhecimento. Assim, ao definir uma estratégia de negócios, a empresa estará definindo também como será a sua gestão do conhecimento. Padrão modular de estratégia de negócios (Arquitetura Modular).
A ideia de modularidade pode parecer complexa em um primeiro momento, por isso vamos iniciar com um exemplo. As câmeras filmadoras digitais exigem uma alta capacidade deprocessamento de vídeo dos computadores pessoais. Digamos que você tenha que utilizar uma câmera dessas e depois tenha que editar a gravação em seu computador. Nesse momento descobre que seu computador é lento demais para editar as imagens. Você não pensa em trocar de computador mas sim em adicionar mais memória ou talvez investir em uma nova placa gráfica em seu equipamento.
Este é o princípio damodularidade: partes diferentes de um sistema podem ser tratadas de forma independente embora exista uma série de regras comuns. Essa estratégia modular existe também em termos de regras de negócios nas organizações: possibilitar que a empresa construa sua arquitetura a partir de um número menor de subsistemas de forma independente. Ao mesmo tempo em que cada módulo funciona de forma autônoma, todosos módulos atuam juntos de forma integrada.
É importante ressaltar que na estratégia modular existe conhecimento integral e conhecimento modular. O conhecimento integral é responsável pelas regras, determinando quais atividades serão parte do sistema, quais serão as suas funções, como os elementos se conectam e se comunicam (no exemplo, como a filmadora e a câmera poderão trocar arquivos, porexemplo). No plano gerencial, o conhecimento integral define as regras do negócio. Já o conhecimento modular torna-se um conhecimento escondido sobre um determinado módulo local (o software de tratamento de imagens instalado em seu computador, por exemplo, tem um “conhecimento” que nada tem a ver com o funcionamento da câmera).
Assim, uma arquitetura modular pode ser obtida pela divisão doconhecimento em conhecimento visível sobre as regras do projeto (conhecimento integral) e conhecimento escondido em cada módulo (conhecimento modular).
Com a Modularidade, cada subsistema é independente, pode-se mudar o sistema fazendo mudanças em apenas um módulo ou criando-se novas configurações e combinações entre os módulos.
Vantagens da modularidade: diminui os custos de transação e coordenaçãoentre as atividades porque cada subsistema é independente; encoraja divisões de trabalho, cada grupo especializado pode se concentrar em sua própria atividade sem se preocupar com os outros módulos. Essa divisão do trabalho não apenas aumenta a eficiência como facilita o acúmulo contínuo do conhecimento modular promovendo inovações dentro de cada módulo. Outra vantagem da modularidade é que resulta emarquitetura aberta na qual as regras que definem as interfaces entre os elementos são amplamente disseminadas e aceitas em toda a indústria, pois são regras pré-especificadas. Isso facilita a competição entre as empresas que focalizam diferentes módulos encorajando as inovações.
Desvantagens da modularidade: diminui a renovação contínua do conhecimento integral enquanto prioriza o conhecimentomodular; o fato de pré definir regras impõe certa rigidez nas mudanças, alterações de fatores técnicos ou de mercado podem expor a fragilidade de toda a arquitetura. A principal desvantagem da modularidade é a de que ela promoveria a comoditização, destruindo as fontes de diferenciação das empresas.
Padrão integral de estratégia de negócios (Arquitetura Integral)
Podemos entender a estratégia...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • gestao do conhecimento
  • gestao conhecimento
  • gestao do conhecimento
  • Gestao de conhecimento
  • Gestão do conhecimento
  • Gestão do conhecimento
  • Gestão do conhecimento
  • Gestão do conhecimento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!