Gestão do conhecimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (901 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
De acordo com Marcelo Barbosa dos Santos “Conhecimento é o conjunto total incluindo cognição e habilidades que os indivíduos utilizam para resolver problemas. Ele inclui tanto a teoria quanto aprática, as regras do dia-a-dia e as instruções sobre como agir. O conhecimento baseia-se em dados e informações, mas, ao contrário deles, está sempre ligado a pessoas”. (Probst et alli, 2002, p. 29).”

Oconhecimento é formado por dois componentes dicotômicos e aparentemente opostos, isto é, Conhecimento Explicito e Conhecimento Tácito.
O conhecimento é inerentemente paradoxal, pois é formado dedois opostos.
O Conhecimento Explicito pode ser expresso em palavras, números ou sons. É aquele que pode ser armazenado, por exemplo, em documentos manuais, bancos de dados ou em outras mídias.
OConhecimento Tácito não é facilmente visual e explicável, pois ele é altamente pessoal e difícil de formalizar, é aquele conhecimento que o individuo adquiriu ao longo dos anos de vida, que está na cabeçadas pessoas.
O que torna a criação do conhecimento complexa é o fato de que a síntese tem que ocorrer em base continua e através de uma multidão de opostos.

Existem quatro modos de converter oconhecimento, ou seja, estamos falando do modelo SECI => Socialização; Externalização; Combinação e Internalização.
SOCIALIZAÇÃO => É a conversão do Conhecimento Tácito em Conhecimento Explicito.EXTERNALIZAÇÃO -=> Articulação do Conhecimento Tácito através do dialogo e da reflexão.
COMBINAÇÃO => É a conversão do Conhecimento Explicito em Explicito.
INTERNALIZAÇÃO => Aprender e adquirir novoconhecimento tácito na pratica, ou seja, Conhecimento Explicito para Tácito.

A ESPIRAL DO CONHECIMENTO é formada pelas transferências entre diferentes modos de conversão do conhecimento. Podemosimaginar a Espiral do Conhecimento ma seguinte seqüência através da socialização, o conhecimento tácito é traçado e posteriormente convertido em explicito, através da externalização. Iniciado o...
tracking img