Gestão do conhecimento

Páginas: 12 (2768 palavras) Publicado: 31 de março de 2011
Conhecimento tácito e conhecimento explícito: conversões

Na visão de NONAKA & TAKEUCHI, o conhecimento tácito e o conhecimento explícito não são entidades totalmente separadas, e sim mutuamente complementares. Interage um com o outro e realizam trocas nas atividades criativas dos seres humanos (7).
O conhecimento explícito, esse está formalizado em diferentes meios (livros, manuais desistemas, repositórios de dados), podendo ser transmitido na linguagem formal e sistemática. Por seu turno, o conhecimento tácito é aquele que adquirimos durante a experiência de vida, da educação, do aprendizado. A criação de conhecimento organizacional resulta da conversão de conhecimento tácito em conhecimento explícito, em um processo “espiralado” envolvendo tanto a dimensão epistemológica(distinção entre conhecimento tácito e o explicito) quanto à dimensão ontológica (níveis das entidades criadoras do conhecimento, indivíduos, grupo, organizacional e interorganizacional). As conversões do conhecimento entre esses dois formatos constituem a essência da abordagem teórica da criação do conhecimento criada por NONAKA & TAKEUCHI e a principal finalidade do modelo de ambiente tecnológicoaqui proposto.
NONAKA & TAKEUCHI afirmam que, para a dimensão ontológica (níveis de entidades criadora do conhecimento), em sentido rígido, o conhecimento é criado apenas pelos indivíduos. Uma organização não pode criar conhecimento sem os indivíduos. A organização apóia os indivíduos criativos ou propicia contextos para que criem o conhecimento. A criação do conhecimento organizacional, dessaforma, deve ser compreendida como um processo que amplifica “organizacionalmente” o conhecimento criado pelos indivíduos e o cristaliza como parte da rede de conhecimentos da organização. Esse processo tem lugar dentro da “comunidade de interação” em expansão, que cruza os níveis e os limites intra e interorganizacionais (18).
Na dimensão epistemológica, os autores, recorreram à distinção deMichael Polanyi (1966) entre conhecimento tácito e conhecimento explícito. O conhecimento tácito é pessoal, específico ao contexto e, por isso, difícil de formalizar e comunicar. O conhecimento explícito ou “codificado”, por outro lado, refere-se ao conhecimento que é transmissível na linguagem formal, sistemática (18).
NA visão de NONAKA & TAKEUCHI, o conhecimento tácito e o conhecimentoexplícito não são entidades totalmente separadas, e sim mutuamente complementares. Interagem um com o outro e realizam trocas nas atividades criativas dos seres humanos (7).
Em uma organização, podemos afirmar baseados nos objetivos de DAVENPORT & PRUSAK, que um repositório de conhecimento é necessário para o armazenamento e recuperação de conhecimentos explícitos (32), isto é, documentos, manuais,fluxos, vídeos, etc. Para reunir tanto conhecimento quanto informação, cada documento será etiquetado, isto é, identificado com palavras-chaves e/ou assuntos por quem disponibilizar ou apontar o objeto digital. Em um ambiente tecnológico, esses conhecimentos são construídos como objetos digitais e são utilizados pelos trabalhadores do conhecimento interagindo com o ambiente.
Podemos afirmartambém, outra vez baseados nos objetivos de DAVENPORT & PRUSAK, que a organização, necessita ter um diretório do conhecimento de seus trabalhadores (32). Nesse trabalho, o diretório é substituído pelo conceito de etiquetas (“tagging”) que será apresentada em breve. Essas etiquetas apontarão “o que sabem”, “o que querem saber mais” e “o que querem saber”, conforme os diversos assuntos em que aorganização está envolvida. Isso proporcionará e facilitará o acesso à informação e ao conhecimento, facilitando sua difusão dentro da organização dos objetos digitais contidos no repositório. No caso do DATASUS, os assuntos complexos da Tecnologia da Informação e Saúde.
No tocante à conversão de conhecimento, o modelo proposto por NONAKA & TAKEUCHI parte do princípio que o conhecimento tácito e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • gestao do conhecimento
  • gestao conhecimento
  • gestao do conhecimento
  • Gestao de conhecimento
  • Gestão do conhecimento
  • Gestão do conhecimento
  • Gestão do conhecimento
  • Gestão do conhecimento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!