Gestão do conhecimento

Páginas: 8 (1988 palavras) Publicado: 26 de setembro de 2011
Universidade Anhanguera - Uniderp

Centro de Educação a Distância

Curso Administração

Desafio de Gestão do Conhecimento

Período Letivo: 2011/1

Semestre: 1º

Pólo: Anápolis

Tutor presencial: Ana Flávia Matsui Bessa

Alunos: Ana Paula Ferreira Araya - RA: 2624481561

Cíntia Moreira Gonçalves da Silva – RA: 2627481997

Geovane Brito da Silva – RA:2320379295

Mayara Lopes Almeida – RA: 2327413829

Sidney França de Souza – RA: 2307355521

Wagner Marques de Oliveira – RA: 2306317157

Autores: Décio Henrique Franco e Marcio Luis Carreira
Desafio Disciplina Gestão do Conhecimento
A equipe deverá estudar os conceitos de conhecimento, de gestão do conhecimento, da espiral do conhecimento e suas etapasconforme apresentadas no Livro-Texto de Takeuchi e Nonaka, além de consultar outras fontes distintas (outros livros ou artigos sobre o tema) e produzir ao final um texto autoral de até 6 páginas.
Este desafio é importante para que você compreenda o que é gestão do conhecimento, como ela se dá na teoria e, principalmente, como ela é vista e aplicada na prática, nas organizações, para agregar valor à suaformação profissional e trazer uma visão ampla destes temas para você e para a organização em que você trabalha. Para isso, o desafio foi dividido em duas etapas.

Etapa n. 1
Confirmação da conceituação teórica PASSOS
Passo 1 - Escolha a sua equipe de trabalho, que deverá ter no mínimo 3 e no máximo 7 integrantes. Entregue ao professor-tutor os nomes, RA’s e e-mails dos alunos.

Passo 2 -Leia, para familiarizar-se com o conceito do conhecimento e da sua criação, os capítulos 1, 2 e 3 do PLT da disciplina. (Livro: TAKEUCHI E NONAKA. Gestão do conhecimento. Porto Alegre: Bookman, 2008. PLT 245).

Passo 3 - Anote os conceitos encontrados sobre conhecimento e sobre a espiral do conhecimento. Resuma as principais ideias e esteja preparado para discutir com outros colegas da equipe.
Oconhecimento

O conhecimento em si é formado por dois componentes dicotômicos e aparentemente opostos – conhecimento explicito e conhecimento tácito.
Conhecimento explícito: expressos em palavras, números e sons e é compartilhado na forma de dados, formulas cientificas, recursos visuais, fitas de áudio. Pode ser rapidamente transmitido aos indivíduos, formal e sistematicamente.Conhecimento tácito – Não e facilmente visível e explicável. Altamente pessoal e difícil de formalizar, tornando-se e compartilhamento dificultoso.

Espiral do conhecimento

Padrões básicos para criação conhecimento:
• De tácito para tácito
• De explicito para explicito
• De tácito para explicito
• De explicito para tácito
A criação do conhecimentoorganizacional e uma interação continuam e dinâmica entre o conhecimento tácito e explicito. Essa interação e formada pelas transferências entre os modos de conversão de conhecimento, que por sua vez são induzidas por vários desencadeadores.
Conversão conhecimento:
• Socialização
• Internalização
• Externalização
• Combinação

Passo 4 - Leia e faça anotações sobre o artigodo professor Marcelo Barbosa dos Santos, que tem o título: A Gestão do Conhecimento como prática corporativa geradora de vantagem competitiva sustentada. O artigo trata da importância da Gestão do Conhecimento para as organizações e apresenta conceitos de outros autores. Disponível em:
.Acesso em: 07 mar. 2011.
Passo 5 - Leia e faça anotações sobre o artigo do professor Marcio Luis Carreira etal., que tem o título: Aplicação de ferramentas na gestão de processos das organizações que aprendem. O artigo trata da importância dos líderes cuja finalidade é proporcionar um ambiente para a criação de sistemas e reflexão, e estimular a capacidade de trazer à luz e
discutir os vários modelos mentais, desenvolver a inteligência coletiva da organização e criar condições para que ela funcione....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • gestao do conhecimento
  • gestao conhecimento
  • gestao do conhecimento
  • Gestao de conhecimento
  • Gestão do conhecimento
  • Gestão do conhecimento
  • Gestão do conhecimento
  • Gestão do conhecimento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!