Gestão do conhecimento

Páginas: 6 (1483 palavras) Publicado: 25 de setembro de 2011
Gestão de Conhecimento

Introdução

O futuro da humanidade demonstra-se cada vez mais incerto, volátil e instável. Com a globalização e o crescente aumento na exigência do mercado, as empresas estão buscando aprimorar em seus profissionais, acreditando que o conhecimento destes faça a diferenciação entre empresas bem sucedidas e as fracassadas.
Com isso, o diferencial competitivo e asvantagens estratégicas fazem diferencial perante a concorrência. Logo, a utilização de ferramentas gerenciais e a utilização de tecnologia de ponta são imprescindíveis, além de sempre ter destaque no fator humano, pois um equipamento pode ser alterado com facilidade, enquanto um bom profissional demora anos para ser preparado.
McKenna (1997), ao apresentar todo um rol de situações que evidenciam anecessidades das empresas se voltarem ao implemento de práticas que assegurem a sobrevivência do negócio em um ambiente cada vez mais diverso, adverso, e mutante. As apregoadas situações são as seguintes:
1. Aumento da concorrência global;
2. Mercados tão segmentados que o nicho passa a ser conceito principal;
3. Diferença menos nítida entre os vários tipos de indústria;
4.Encurtamento do ciclo de vida dos produtos;
5. Mudança permanente dos canais de distribuição;
6. Os meio tradicionais de comunicação promocional aumentam o nível de ruído e não conseguem transmitir mensagens claras – reina a confusão;
7. Os prognósticos e pesquisas não conseguem apresentar um modo claro.
De acordo com Manãs (2000) afirma que a prática do mercado mostra que uma nova economia,configurada no conhecimento se denota, e os negócios são cada vez mais pautados na transformação de informações relevantes em conhecimento. O autor provoca também uma reflexão quanto ao caráter estratégico que deve ser concedido ao conhecimento, vinculado a este o sucesso de qualquer empresa, independente do grau de concorrência ao qual esteja submetida.
No final dos anos 90, iniciaram umatentativa de implementar a Gestão do Conhecimento no mercado, houve uma desilusão pela falta de dados sobre o processo. Com o decorrer do tempo, as empresas com melhor desempenho eram aquelas que mais investiam em treinamento, pesquisa, informação. Logo, puderam avaliar que o crescimento dessas organizações, era conseqüência daquele projeto de compartilhamento e estimulo de troca de informações entrefuncionários e profissionais contratados.
Em 2002, Probst et all declarou: “Conhecimento é o conjunto total incluindo cognição e habilidades que os indivíduos utilizam para resolver problemas”. Ele inclui tanto à teoria quanto a prática, as regras do dia-dia e as instruções de como agir. O conhecimento baseia-se em dados e informações, mas, ao contrário deles, sempre está ligado às pessoas.
Deacordo com Nonaka e Takeuchi (2010), o conhecimento pode ser dividido em explícito e tácito. O conhecimento explícito é aquele codificado, pode ser encontrados em documentos, projetos e materializado no próprio produto, já o tácito é aquele que reside na mente das pessoas, é ligado à experiência, difícil de ser compartilhado e depende da história de vida de cada um, de seus valores e modelosmentais. O conhecimento é criado através da interação do tácito e do explícito. Estes especialistas propõem quatro modos diferentes de conversão do conhecimento:
1. Socialização: de conhecimento tácito para tácito;
2. Externalização: de conhecimento tácito para explicito;
3. Combinação: de conhecimento explícito para tácito;
4. Internalização: de conhecimento explícito para tácito.[pic]
Modelo SECI de Nonaka e Takeuchi
O modelo SECI demonstra como o conhecimento tácito é criado através da socialização, convertido de tácito para explícito através da externalização, recombinado com outras formas de conhecimento explícito através da combinação e convertido, novamente, em conhecimento tácito através da internalização.
De acordo com Nishida (1921), o conceito de Ba seria o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • gestao do conhecimento
  • gestao conhecimento
  • gestao do conhecimento
  • Gestao de conhecimento
  • Gestão do conhecimento
  • Gestão do conhecimento
  • Gestão do conhecimento
  • Gestão do conhecimento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!