Gestão do conhecimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4651 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Gestão do conhecimento: Construção e avaliação das qualidades psicométricas do GC
Leonor Cardoso, A. Duarte Gomes e Teresa Rebelo∗

Resumo
O presente artigo focaliza o processo de construção e avaliação das qualidades psicométricas do GC, instrumento que visa a avaliação organizacional de processos relacionados com a geração e gestão do conhecimento. Apresentam-se, assim, os procedimentosadoptados na sua construção, bem como aqueles que conduziram à avaliação das suas qualidades psicométricas, designadamente as suas validades de conteúdo e de constructo e fiabilidade (consistência interna das suas dimensões). Analisa-se, ainda, a interpretabilidade da estrutura tetradimensional emergente da análise factorial exploratória realizada no quadro do modelo conceptual adoptado aquando daconstrução deste instrumento de medida.
PALAVRAS-CHAVE: Avaliação organizacional; construção de instrumentos de medida; avaliação de qualidades psicométricas; gestão do conhecimento; processos organizacionais.

Introdução
No presente artigo damos conta do processo de construção e avaliação das qualidades psicométricas do GC1, instrumento que tem vindo a ser utilizado em diversas investigações2no âmbito das quais se tornava necessária a avaliação organizacional de um conjunto de processos relacionado com o conhecimento, com a sua geração e gestão. Neste contexto, explicitaremos o processo de construção do referido instrumento de medida, apresentando os estudos realizados para avaliar as suas qualidades psicométricas, procedimentos através dos quais se procurou garantir a sua posteriorutilização em contexto organizacional com um adequado grau de confiança. O GC foi

Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Membros do NEFOG – Núcleo de Estudo e Formação em Organização e Gestão (nefog@fpce.uc.pt). A correspondência relativa a este artigo pode ser endereçada para lcardoso@fpce.uc.pt. 1 GC é o acrónimo de “Questionário de Gestão doConhecimento”. 2 A este respeito pode consultar-se: Brito (2003), Brito, Gomes e Cardoso (2005), Cardoso (2003) e Cardoso (2005).


1

analisado em termos da sua validade (de conteúdo e de constructo3) e fiabilidade (consistência interna das suas dimensões). O objectivo aqui prosseguido tem em vista
(...) oferecer tanto ao “mundo da investigação” como ao “mundo das organizações” instrumentos fiáveis quepermitam, no primeiro caso, realizar estudos sobre uma mesma temática, de forma a cumulativamente contribuir para a sua explicação e compreensão e, no segundo, possibilitar um melhor conhecimento de aspectos particulares de uma dada organização, através da sua avaliação, de forma a orientar a tomada de decisão e a intervenção” (Rebelo, Gomes e Cardoso, 2005, p. 191).

Finalizaremos este trabalhoanalisando a interpretabilidade da estrutura tetradimensional emergente da análise factorial exploratória realizada no contexto do modelo conceptual adoptado aquando da construção deste instrumento de medida.

Construção do GC e sua validade de conteúdo No processo de construção deste instrumento foram respeitadas as etapas sugeridas por Hill e Hill (2000), designadamente: (a) realização deentrevistas; (b) elaboração de uma versão prévia do questionário; e (c) verificação da sua adequação numa amostra de sujeitos pertencente à população do estudo (pré-teste). A revisão da literatura efectuada foi ainda essencial nesta fase, na medida em que constituiu um elemento orientador fundamental do conteúdo do instrumento construído4.

Etapa 1 (entrevistas) Foram realizadas seis entrevistas,de carácter exploratório, junto de peritos (no caso concreto, empresários/gestores de topo de organizações industriais do distrito de

Podemos considerar três tipos de validade: de conteúdo, de constructo e de critério. A validade de conteúdo reporta-se à representatividade e adequação dos itens de um questionário face à variável que pretende medir, bem como à adequação desses mesmos itens à...
tracking img