Gestão do conhecimento

Páginas: 12 (2798 palavras) Publicado: 9 de março de 2011
Gestão Estratégica de Recursos Humanos

Disciplina
Gestão do Conhecimento

PROJETO APRENDENDO COM MOTIVAÇÃO

Objetivo:


O Propósito deste trabalho é evidenciar o projeto que será desenvolvido em uma empresa de autopeças que tem como objetivos: desenvolver o aprendizado, motivar, incentivar, treinar e construir a interação entre a empresa e seus colaboradores. A empresa acredita que aeducação e o acesso à informação são vitais para o desenvolvimento de todo ser humano e sua integração na sociedade e no mercado de trabalho.
Neste trabalho será abordado a estrutura do projeto, seus principais trabalhos e os resultados esperados.
Para ser montada a estrutura do projeto, foi realizada uma pesquisa trazendo informações de renomados autores que discorrem sobre a importância dagestão do conhecimento e as suas definições.

1. Introdução

Nos últimos anos, temos visto mudanças substanciais no posicionamento relativo das empresas, em termos de suas posições competitivas. Empresas e até países viram-se destronados de suas confortáveis posições por novos competidores mais aguerridos, com novas máquinas, equipamentos, tecnologias e possuidores de estratégias, técnicas emodelos de gestão no ambiente de manufatura. Entretanto, estes fatores deixam de ser o diferencial competitivo quando copiados e freqüentemente tornam-se fatores de igualdade para muitas empresas.
Como sobreviver neste novo cenário onde movimentos oriundos do mercado globalizado interferem na saúde das organizações? Renomados autores e pesquisadores descrevem que a capacidade de aprender maisrapidamente do que os concorrentes talvez seja a única vantagem competitiva sustentável, e a organização que valoriza o fator humano e cria uma cultura de aprendizado organizacional será capaz de desenvolver a vantagem competitiva sustentável. As condições necessárias ao estabelecimento do aprendizado na organização estão diretamente ligadas a sua cultura de estímulo ao aprendizado. Deve-seequilibrar os interesses de todos os envolvidos fazendo que as pessoas acreditem na possibilidade de mudar o seu ambiente de trabalho e disponibilizar tempo para aprendizado. Com esta nova maneira de pensar, nasce a gestão do conhecimento.
É muito difícil precisar quando se inicia a história da gestão do conhecimento, porém uma prática que tem suas origens nos tempos remotos da história da humanidade éa passagem de conhecimento entre diferentes gerações, basicamente de forma oral. Mais recentemente, a gestão do conhecimento tornou-se importante objeto de estudo, que será apresentado neste trabalho.

2. Referências Teóricas

3.1. O Aprendizado Organizacional

De acordo com Senge (1990), responsável pelo conceito de organização que aprende, para se obter uma aprendizagemorganizacional eficiente e capaz de tornar uma organização cada vez melhor no processo de aprender, é preciso considerar cinco disciplinas, detalhadas a seguir, as quais devem promover uma mudança na mentalidade do indivíduo.
1. Domínio pessoal – por meio dele, as pessoas aprendem a clarear e aprofundar seus objetivos. É capaz de esclarecer o que realmente é importante para o indivíduo, em que ele deveconcentrar suas energias, como desenvolver a paciência e como enxergar a realidade de maneira objetiva.
2. Modelos mentais – são idéias profundamente arraigadas, generalizações e imagens que influenciam o modo de as pessoas encararem o mundo e suas atitudes. Os modelos mentais tornam-se espelhos: desenterram imagens interiores do mundo, trazendo-as à superfície.
3. Visão compartilhada –consiste em objetivos, valores e compromissos compartilhados em conjunto pelos membros da organização. Se a organização tem um objetivo comum, concreto e legítimo, seus membros darão tudo de si e aprenderão não por obrigação, mas espontaneamente;
4. Aprendizagem em equipe – as habilidades coletivas são maiores que as individuais. Através do diálogo, o grupo poderá desenvolver várias ideias relevantes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • gestao do conhecimento
  • gestao conhecimento
  • gestao do conhecimento
  • Gestao de conhecimento
  • Gestão do conhecimento
  • Gestão do conhecimento
  • Gestão do conhecimento
  • Gestão do conhecimento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!