Gestão do conhecimento

Páginas: 6 (1335 palavras) Publicado: 12 de abril de 2011
Curso MBA em Gestão
Estratégica de Negócios
Disciplina:
Gestão do Conhecimento

Outubro de 2010
Gerson Clovis Malty Júnior

Gestão do conhecimento em empresas terceIrizadas
Um estudo de caso sobre uma empresa prestadora de serviços licitatórios na área de TI e Informática
Resumo
O presente artigo tem como objetivo explicitar as dificuldades enfrentadas por uma empresa prestadora deserviços através de processos licitatórios, onde são expostas teorias e ferramentas de Gestão do Conhecimento, com a intenção de implantar o modelo de conhecimento Tácito e Explícito, visando promover a importância de compartilhar o conhecimento de cada tarefa dos departamentos da empresa, de maneira que todo o processo de tratamento das demandas realizadas se efetive de forma mais dinâmica emtodas as áreas da empresa.

Palavras-Chave:Gestão do Conhecimento, Conhecimento Tácito e Explícito, “espiral do conhecimento”.

INTRODUÇÃO

Fundada em 1992, a TM Solutions oferece serviços na área de Tecnologia e atua na área de Gerenciamento de Redes, Tecnologia de Redes, Outsourcing e Infraestrutura de TI, tendo como objetivo, solucionar as diversas demandas existentes em empresas de médio egrande porte por meio de processos licitatórios. Esse tipo de prestação de serviço se dá por meio de pregão eletrônico, onde a empresa que dá o menor lance, ganha o processo licitatório. Será exposto aqui o exemplo de uma instituição financeira para a qual a TM Solutions presta serviço nos estados de Goiás e Tocantins.
Existem diversos setores presentes na gestão administrativa como: a) áreaexterna, onde técnicos atuam em campo, solucionando problemas de hardware e impressoras, b) áreas internas, que dão suporte remoto aos aplicativos utilizados pelos empregados da instituição, c) área de desenvolvimento de sistemas, visando implementar novas ferramentas e aplicativos, d) equipe de redes e manutenção preditiva, responsável pela manutenção e monitoração de toda rede lógica, e) triagem dechamados, que designa os atendimentos para seus respectivos setores e f) área administrativa, que media e atende as demandas geradas,tanto da instituição financeira, como da própria empresa, que tem sede em São Paulo.
Por se tratar de uma empresa terceirizada, onde o foco é sempre tratar e solucionar diferentes demandas momentâneas, este tipo de empresa, geralmente, tem uma alta rotatividade,havendo diversas vezes contratações também momentâneas, conhecidas como freelances.
Outro fator importante a ser ressaltado é que a TM Solutions, por ser uma prestadora de serviço em âmbito nacional, não possui sede na capital onde o serviço é prestado, o que dificulta as diversas relações administrativas entre suas respectivas regionais. Além destes dificultadores no âmbito estratégicoempresarial, este tipo de modalidade de prestação de serviço não perdura por muito tempo, pois os contratos licitatórios têm validade máxima de quatro anos, o que corrobora ainda mais para o insucesso de qualquer plano voltado à gestão do conhecimento. O fato é que, por se tratar de um serviço passageiro é inevitável quenão gere desconfiança por parte de quem contrata o serviço. Esta dificuldade refletetambém nos funcionários, pois sempre quem tem razão é o cliente, o que resulta em um climade superioridade da contratada para a contratante. Além destes fatores, também pode-se citar outra variável que dificulta a implantação de estratégias de gestão do conhecimento: o fato de empresas na área de TI e informática terem a cultura de que, por exigirem conhecimentos específicos, os setores e respectivoscargos não tem capacidadepara enfrentar situações entre si, sendo comum a distinção entre cargos por parte dos empregados.

DESENVOLVIMENTO

Diante de tantas ferramentas que a gestão do conhecimentooferece, será enfatizado neste estudo de caso, apenas o modelo de criação de conhecimento baseado nos estudos de Ikujiro Nonaka e Hirotaka Takeuchi (2008). Estes autores observaram que, sem a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • gestao do conhecimento
  • gestao conhecimento
  • gestao do conhecimento
  • Gestao de conhecimento
  • Gestão do conhecimento
  • Gestão do conhecimento
  • Gestão do conhecimento
  • Gestão do conhecimento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!