Gestão do conhecimento

Páginas: 7 (1739 palavras) Publicado: 6 de abril de 2011
INTRODUÇÃO
A maioria das empresas atuantes no cenário econômico globalizado já avaliou que não se pode dar ao luxo de negligenciar a gestão do seu conhecimento interno. Isso implica não apenas em contratar pessoas com reconhecidos talentos em suas áreas de atuação e retê-las, mas fazer com que apliquem e compartilhem seus conhecimentos, além de propiciar um clima organizacional narealização de atuações, reciclagens, treinamentos específicos e capacitações que seja natural. As formas de trabalho em equipe são as que melhor viabilizam esta realidade, pois permitem a troca de experiências e informações, no qual o conhecimento passa do plano individual para o coletivo ao ser compartilhado por todos do grupo.
È nesse contexto que o conhecimento ou a Gestão do Conhecimento setransforma em um valioso recurso estratégico para a vida das pessoas e das empresas. A globalização da economia é impulsionada pela tecnologia da informação e pelas comunicações. Fenômenos econômicos e sociais, de alcance mundial, são responsáveis pela reestruturação do ambiente de negócios.
O objetivo da Gestão do Conhecimento é fornecer a capacidade intelectual da empresa para as pessoas quetomam diretamente as decisões que, em conjunto, determinam o sucesso ou o fracasso de um negócio, a utilização dessa forma de capital passa a ser um grande diferencial na vantagem competitiva das organizações. Entretanto, como qualquer outro ativo, o saber só é eficaz se for utilizado dentro de uma estratégia, capaz de alvancá-lo, focando-o no mercado e nas necessidades dos seus clientes. Oconhecimento sem meta pré-estabelecida se torna difuso, não concentrando os esforços de seus criadores em um objetivo a ser realizável.
O grande patrimônio deixou de ser terras, máquinas ou propriedades. A verdadeira capacidade da empresa prosperar, perpetuar e gerar riquezas está, de fato, muito mais no capital intangível do que no tangível. A Gestão do Conhecimento exige principalmente atenção ecuidados especiais para com as pessoas, uma vez que elas detêm e produzem o conhecimento.

DESENVOLVIMENTO
Para que se possa entender melhor sobre a Gestão do Conhecimento é preciso ter claro que, como em qualquer abordagem de gestão, ela é formada por princípios e práticas coesas e convergentes. Os princípios são valores e crenças que irão nortear e fomentar as práticas. As práticas daGestão do Conhecimento são as ações e algumas ferramentas complementares, como a tecnologia da informação, que irão captar, desenvolver e disseminar o conhecimento numa organização além de possibilitar subsídios concretos na tomada de decisões estratégicas. A falta de uma delas pode desestruturar toda essa gestão, tornando-a efêmera, pois a organização estará focada apenas na filosofia doconhecimento ou em práticas modistas sem ligação com seus princípios.
O conhecimento é orientado para a ação, a partir das impressões sensoriais que recebemos, ou seja, visão, tato, olfato, paladar e audição, vão gerando constantemente novos conhecimentos. É realizado de forma consciente ou inconsciente por meio de regras que possuímos e desenvolvemos em nosso cérebro.
O conhecimento é algopessoal, formado dentro de um contexto social e individual, não é propriedade de uma empresa ou grupo, entende-se que o conhecimento é constituído por seres humanos e, assim, contem emoção e razão. O conhecimento está em constante mutação.
A base do conhecimento pode ser analisado por dois aspectos, que são:
Conhecimento Tácito : Provém de experiências coletivas e individuais que podem alterarvisões e comportamentos, nas organizações o saber passa a ser construído não só do processo cognitivo formal mas, também, da realidade vivenciada por seus funcionários.
Conhecimento Explícito : Representação dos conceitos abstratos e teóricos, cujas regras podem ser exteriorizadas através da informação, baseado no discurso acadêmico e metodologias pré-estabelecidas, formal e sistemático.
A...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • gestao do conhecimento
  • gestao conhecimento
  • gestao do conhecimento
  • Gestao de conhecimento
  • Gestão do conhecimento
  • Gestão do conhecimento
  • Gestão do conhecimento
  • Gestão do conhecimento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!