Gestão do conhecimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1086 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário
Conteúdo
1 Introdução 4
2 Referencial Teórico 5
2.1 Gestão do Conhecimento 5
3 Natura, Modelo de Inovação 5
4 Conclusão 8
5 Referencias 9

1 Introdução

Neste trabalho será mostrado a Gestão do Conhecimento na prática; mostrando como exemplo a empresa Natura, e como ela entende esse conceito; implantando técnicas de gestão e inovação em seus produtos para chegar asua equipe e clientes de forma eficaz, demonstrando assim, a importância do conhecimento nos negócios, tornando a KM um valioso recurso estratégico para as empresas.

2 Referencial Teórico

2.1 Gestão do Conhecimento

Há décadas as empresas brasileiras, privadas e públicas, vêem trabalhando em novos modelos de gestão, a fim de sobreviver no mercado, melhorar a qualidade e competitividade,e prestação de serviços de interesse a sociedade. Num mercado totalmente globalizado e competitivo, as empresas brasileiras já desenvolvem esforços no sentido de recuperar o tempo perdido que as deixa em uma situação de atraso referente à situação mundial. (SANTOS at all, 2001)
De forma que ainda não existe receita única para as empresas, deve-se aproveitar de “experiências alheias”, porem cadaorganização deve criar seu modelo próprio de gestão, pois cada contexto tem suas peculiaridades e costumes... (MARTINS, 2001)

3 Natura, Modelo de Inovação

Neste contexto de poucas empresas brasileiras consideradas de “classe mundial” de acordo com (SANTOS at all, 2001). Podemos tomar de exemplo a Natura, uma das mais inovadoras e mais dinâmicas empresas do Brasil. Se mantêm por anos noranking das cem melhores empresas para se trabalhar, chegando a campeã durante dois anos na lista da Revista Exame. Sua história de Inovação no mercado iniciou-se em 1969 quando foram dados os primeiros passos para uma complexa estrutura de Gestão, com cursos de Educação de Jovens e Adultos. (MACHADO, 2008)
De acordo com (MACHADO, 2008), “A Natura começou com a seguinte questão: o que vale a penasaber?”
Com base em apontamentos foram estabelecidas as seguintes diretrizes: Aprendizado (em detrimento de ensinamento); Habilidades para a vida e “aprendizado para toda a vida”; Assuntos híbridos e multidisciplinares; Tecnologia da informação como aprendizado e instrumento de entrega; Aprendizado presencial e a distância; Organização que aprende, e Reconhecimento da natureza transitória doconhecimento.
Todos estes conceitos são considerados revolucionários por grandes Universidades, porém aplicados em cursos do EJA, sem nenhuma distinção. (MACHADO, 2008)
De acordo com (MACHADO, 2008) “No conceito de Educação Corporativa da Natura não se faz acepção de pessoas. Tanto faz a consultora que tem a oitava série ou o diretor que tem MBA. Ambos quando aprendem sobre a gestão da empresa sãoconsiderados como beneficiários do processo de educação corporativa da empresa.”
Segundo a conclusão de ASNIS, apud MACHADO (2008) a educação corporativa na Natura é eficaz por que:
"A Educação Corporativa tem sido vista como um sistema de aprendizagem desenvolvido para aumentar a geração de valor para a empresa. Cria vantagem competitiva na medida em que melhora significativamente a performance e oalto desempenho. Tem papel importante na gestão do conhecimento organizacional. Além disso, promove a consciência de que cada indivíduo é responsável por seu próprio aprendizado e estimula o compartilhamento do conhecimento. Por seu intermédio, indivíduos transformam conhecimentos teóricos e experiências profissionais em competências."
Em um modelo de empresas que terceirizam um processoeducativo, com “palestrantes” e “motivadores” para fazerem apresentações por um período, sem o real conhecimento da empresa e dos funcionários, acabam perdendo a oportunidade de criar teias de relações entre as pessoas da empresa. Na Natura foi diferente, um programa educacional mais amplo, focado na criação de competências, redes colaborativas de vendas, uma espécie de “Marketing-Multi-Nivel”, assim as...
tracking img