Gestão do conhecimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2245 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
INSTITUTO DE ENSINO PROF. DENIZARD RIVAIL – PÓLO MANAUS

GESTÃO DE CONHECIMENTO

Manaus - AM
2011
ANDREZA DO NASCIMENTO ALMEIDA RA 292884
ELON JOSE DA SILVA DE SOUZA RA 291413
JORGE ALBERTO LOPES DA ROCHA  RA 307793
KARLA LIDIANE CRUZ NASCIMENTO RA 300209
MARIA DO SOCORRO BARBOSA DA SILVA - RA 300224
ROZANI FEREIRA DA SILVA RA 293056

GESTÃO DECONHECIMENTO

Trabalho solicitado ao curso de Ciências Contábeis, 1º Semestre, Turma 10, solicitado para obtenção de nota parcial da disciplina de Gestão de Conhecimento, orientada pelo Professor Walker Soares do Nascimento.

Manaus - AM
2011
GESTÃO DE CONHECIMENTO

ANDREZA DO NASCIMENTO ALMEIDA RA 292884
ELON JOSE DA SILVA DE SOUZA RA 291413
JORGE ALBERTOLOPES DA ROCHA  RA 307793
KARLA LIDIANE CRUZ NASCIMENTO RA 300209
MARIA DO SOCORRO BARBOSA DA SILVA - RA 300224
ROZANI FEREIRA DA SILVA RA 293056
Ciências Contábeis, 1º Semestre, Turma 10.

INTRODUÇÃO

A evolução da civilização pode ser acompanhada pelo estudo de seus pontos de inflexão, normalmente chamados de “revoluções”, períodos que se tornam marcantes pelas mudanças que acarretam,em todos os campos do conhecimento.
O mundo sempre conviveu com a mudança. Todavia, a segunda metade do século XX apresentou um processo de transformação acelerada, com explosões das comunicações, da economia e da tecnologia, devido à globalização, à vida mais curta dos produtos, à natureza mutável do trabalho e às participações múltiplas dos indivíduos em diferentes grupos e empresas,intensificando a necessidade de ampliação de conhecimento.
É possível identificar, atualmente, a aplicação não apenas intuitiva, mas consciente, de técnicas e procedimentos de gestão de conhecimento em organizações, processos e produtos. Alguns exemplos são: sistemas de computador para trabalho em grupo, gestão de competências, recuperação de textos e documentos, gestão empresarial integradae consideração de ativos intangíveis nas áreas financeira e de recursos humanos. Notícias sobre ferramentas específicas e boas práticas para a aplicação de gestão de conhecimento estão sendo divulgadas, mesmo que ainda não exista suficiente consenso sobre padrões ou casos de sucesso.
Neste contexto, as organizações estão entendendo que sua sobrevivência no mercado pode depender de como elaconsegue identificar todo o seu “conhecimento” e como consegue usar esse “conhecimento” de uma forma estratégica para, não só se manter no mercado, mas principalmente para ganhar novos mercados. Mais do que isso, a organização precisa coligar os conhecimentos que ela precisa e não tem, e estabelecer uma política consistente para gerar todos os conhecimentos que são importantes para alcançarseus objetivos estratégicos. Isso pode significar promover cursos e treinamentos em novas técnicas ou ferramentas ou a compra de novos programas.

GESTAO DO CONHECIMENTO – BREVES CONSIDERAÇÕES

Pode-se dizer que alguém tem conhecimento quando pode efetuar associações de conceitos baseadas em uma vivência pessoal dos objetos (conceitos) envolvidos. Conhecimento é, portanto, totalmentesubjetivo (cada um tem uma vivência diferente), e envolve pragmática, ou seja, relaciona-se cm alguma coisa existente no “mundo real” do qual temos uma experiência direta.”
Nessa conceituação, é impossível transmitir conhecimentos. Recordando, em geral o que se transmitem são dados, que podem eventualmente ser incorporados como informações – e não como conhecimentos – pelo seu receptor.
Aconseqüência óbvia é que a capacidade de aceitação e adequação às novidades assume um caráter de essencialidade nunca antes vista, os conhecimentos se renovam em tempos cada vez mais curtos e todas as pessoas que pretenderem se manter atualizadas vão precisar aceitar que estão num processo de eterna aprendizagem.
O impacto das mudanças também atingiu as organizações. As mudanças...
tracking img