Gestão do conhecimento e sustentabilidade para as organizações

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2882 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Gestão do conhecimento e sustentabilidade nas organizações

AZEREDO, O[1]. ; ROGÉRIO*, C.1
1 Curso de Administração, UNIOESTE.

RESUMO – O estudo tem como objetivo analisar como o modelo de Gestão do Conhecimento pode influenciar na formação do conceito de sustentabilidade nas organizações. Por meio de revisão bibliográfica de conhecimento pré-existente, foi possível atingir o objetivo acimaexposto e descrever sucintamente sobre os dois temas e como pode haver a união do modelo de Gestão do Conhecimento com a sustentabilidade, a fim de torná-la um fator crítico para as organizações. A gestão do Conhecimento pode ser resumidamente definida como a criação de conhecimento pelas organizações. A sustentabilidade é a manutenção quantitativa e qualitativa do estoque de recursos ambientais.Com base nesses dois conceitos se buscou integrá-los a fim de atingir um raciocínio afirmativo do objetivo proposto. Foi possível por meio da revisão bibliográfica, identificar que a Gestão do Conhecimento pode ser considerada uma saída inovadora para a sustentabilidade. Em vista disso, pode-se afirmar que a sustentabilidade depende da Gestão do Conhecimento para se tornar efetivamente umconceito com aplicabilidade para as organizações.

Palavras-chave: Gestão do Conhecimento. Sustentabilidade, Modelo, Aplicabilidade.

Introdução

Existem várias formas de examinar o conhecimento. Uma delas é quanto ás suas finalidades em relação aos objetos de estudo (BECKMAN apud VIEGAS, 2009). Então, a Gestão do Conhecimento pode ser definida como o processo pelo qual a organização gerariqueza, a partir do seu conhecimento ou capital intelectual (BUKOWITZ E WILLIAM apud VIEGAS, 2009).
Com relação a isso, pode-se afirmar que a finalidade da Gestão do Conhecimento, enquanto ferramenta de gestão pode ser aplicada para a criação do conceito de sustentabilidade para as organizações.
Desse modo, pretende-se analisar como o modelo de Gestão do Conhecimento podeinfluenciar na formação do conceito de sustentabilidade nas organizações.
Este estudo fundamenta-se pela sua importância para a área da Gestão Ambiental, porque busca formar um conceito de sustentabilidade que seja, realmente, aplicável às organizações, pois esse processo trabalha com a aprendizagem das pessoas. Visando que a Gestão do Conhecimento caracteriza-se pela formação da aprendizagem pormeio do conhecimento tácito em explícito.

Gestão do conhecimento

A gestão do conhecimento é um processo sistemático de identificação, criação, renovação e aplicação dos conhecimentos estratégicos da organização, que permite à organização reconhecer o que ela sabe. Como um processo corporativo, a gestão do conhecimento está focada na estratégia da organização, nas suas competências, nocapital intelectual, na aprendizagem organizacional, na inteligência empresarial e na educação corporativa. A gestão do conhecimento visa mensurar a eficiência da empresa, que retrata a prática de agregar valor à informação e depois disseminá-la (SANTOS apud FELIX, 2003).
É importante para a organização criar conhecimentos que contribuem para a formação de um conceito de sustentabilidadeque venha a suprir as necessidades da organização com a questão ambiental.
Portanto, partindo de estudos de Polanyi apud Balestrin e alinhados ao discurso interpretativo, Nonaka e Takeuchi apud Balestrin sustentam a tese de que o conhecimento de elevado valor para a organização é tácito (fortemente relacionado à ação, aos procedimentos, às rotinas, às idéias, as valores e às emoções),dinâmico (criado a partir de interações sociais entre indivíduos, grupos e organizações) e humanista (essencialmente relacionado à ação humana), apresentando maiores dificuldades em seu gerenciamento. Por essa razão, um fator estratégico para a organização é o potencial em criar novos conhecimentos, muito mais que a tentativa de gerenciá-lo (NONAKA E TOYAMA apud BALESTRIN. Já para outros autores...
tracking img