Gestão do conhecimento: um diferencial competitivo nas organizações contemporaneas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2622 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
GESTÃO DO CONHECIMENTO: um diferencial competitivo nas organizações contemporâneas
Jurema Pereira Franco¹


RESUMO
Este artigo configura-se em uma análise teórica sobre a importância da gestão do conhecimento para compor um novodiferencial competitivo para as empresas contemporâneas, configurando a temática ao contexto e dinâmica da sociedade do conhecimento e da globalização financeira. Objetiva-se conhecer de que forma a gestão do conhecimento pode ser um diferencial competitivo para as empresas contemporâneas, de igual modo, conceitos sobre gestão e sociedade do conhecimento. Conclui-se que a gestão do conhecimento deve serimplantada crescer alinhada e coerente com as características do negócio, uma vez que a competência da empresa é colocada a prova a todo instante e mais, que o capital intelectual é fundamental para o perfeito funcionamento e atuação da empresa na constituição do seu diferencial competitivo frente às demais.
Palavras-Chaves: Gestão do Conhecimento. Capital Intelectual. Diferencial Competitivo.1. INTRODUÇÃO

Desde os primórdios da civilização, o homem vem aperfeiçoando sua capacidade de processar informações, por conta de sua necessidade de representar, tratar e guardar dados sobre tudo que o cerca a milhares de anos. Paralelamente a este processo, possibilitou-se também a construção do conhecimento, que se tornou mais elaborado, sistematizado, metódico ao ponto deadquirir o status de científico.
Atualmente a questão do conhecimento tem obtido uma centralidade relevante para a sociedade ocidental, denominada por muitos ideólogos da pós-modernidade de sociedade do conhecimento. O que se justifica com o processo de revolução tecnológica em curso e pela rapidez com que as informações são processadas e administradas no contexto dessasociedade.
Esta situação se observa marcadamente nas organizações empresariais, que se deparam com o desafio de se manterem competitivas e atraentes para o mercado globalizado exigente e diversificado na oferta de serviços, destacando-se várias estratégias para demarcar diferenciais específicos entre organizações empresariais nesse processo.
Dentre as estratégiasque objetivam atender a essas demandas do mercado, destaca-se um grande aliado: a gestão do conhecimento, que configura o objeto de investigação do presente trabalho científico, o qual busca compreender de que forma a gestão do conhecimento pode se constituir em um novo diferencial competitivo para as organizações empresariais contemporâneas, evidenciando a pertinência da temática pesquisada.2. SOCIEDADE DO CONHECIMENTO: NOVOS RUMOS DA INFORMAÇÃO

Segundo Rodriguez (2001), o atual processo de globalização da economia, que elimina fronteiras econômicas e informacionais entre os países, num rápido processo de mudança, obriga que novos modelos de gestão e organização sejam utilizados, objetivando tornar as organizações mais ágeis, flexíveis, estruturadas para oaprendizado continuado, estando aquelas fortemente voltadas para os seus clientes, mercado e sociedade.
Tal temática se encontra inserida na dinâmica de uma dita sociedade do conhecimento, na qual há evidente tendência em dar importância à centralidade do conhecimento nos processos de produção e organização da vida social, trazendo um novo paradigma que emana da compreensão de que,cada vez mais as competências cognitivas e culturais requeridas para que se alcance o pleno desenvolvimento humano aproximam-se daquelas que são necessárias à inserção no processo produtivo.
A sociedade do conhecimento é caracterizada por uma série de inovações, mudanças e transformações, nas quais a informação e o conhecimento passaram a ter um papel fundamental, e o seu...
tracking img