Gestão do conhecimento nas organizações utilizando as mídias sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 74 (18427 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
JOYCE SATIE MORISHITA PRISCILA YURI SEGUIURA THIAGO GONÇALVES DIAS ARBULU

GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES UTILIZANDO AS MÍDIAS SOCIAIS

Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado ao Centro Universitário da FEI, como parte de requisitos necessários para obtenção do título de Engenheiro de Produção, orientado pelo Prof. José Luis Lima.

São Bernardo do Campo 2010

2AGRADECIMENTOS

Gostaríamos de agradecer nossos familiares que contribuíram e nos deram total apoio para realização deste trabalho e em todo curso. Agradecemos a eles e nossos amigos que compreenderam as nossas ausências motivadas pelo desenvolvimento deste trabalho. Agradecemos também aos professores José Luis Lima e Mateus Tavares da Silva Cozer, que dedicaram seus conhecimentos e parte de seu tempopara contribuir e aperfeiçoar este trabalho. Agradecemos a Deus por ter nos dado a oportunidade de nos conhecermos e compartilharmos uma amizade que levaremos para o resto de nossas vidas.

3

Atualmente, o conhecimento e a capacidade de criá-lo e utilizá-lo são considerados as mais importantes fontes de vantagem competitiva sustentável de uma empresa. I. Nonaka e R. Toyama

4

RESUMOA informação e o conhecimento são as ‘armas competitivas’ da era contemporânea. O conhecimento é mais valioso e poderoso do que recursos naturais, grandes indústrias ou contas bancárias. Ou seja, o eixo central de geração de valor desloca-se do conteúdo material para o conteúdo de conhecimento incorporado aos processos produtivos. Neste contexto, está ocorrendo uma mudança de locais detrabalho fechados e hierárquicos para redes de capital humano progressivamente mais colaborativas e distribuídas, que obtém conhecimento e recursos de dentro e de fora da empresa. Assim se faz necessário passar da sociedade da informação para sociedade do conhecimento, com estabelecimento de um amplo processo indiscriminado de comunicação dentro e fora da empresa. Neste enfoque a gestão doconhecimento tem a função de apoiar e orientar, a partir de um planejamento estratégico que inclui a informação e o conhecimento, como a melhor forma de capitalizar o conhecimento organizacional. A web 2.0, em destaque as mídias sociais, tem contribuído para a disseminação, compartilhamento e consequentemente a criação do conhecimento. Dessa forma, as empresas estão descobrindo que a colaboração em massaé mais produtiva do que a forma tradicional e que no quadro de bens não rivais, como o conhecimento, quanto mais ele circula, mais avanços e benefícios as organizações podem atingir.

Palavras-chave: Gestão do Conhecimento - Mídias Sociais - Redes

5

ABSTRACT

The information and knowledge are the “competitive weapons” of contemporary era. The knowledge is more valuable and powerfulthan natural resources, great industries or bank accounts. So, the value of goods and services moves from material to knowledge content. Based on that, it has been happening a change from closed and hierarchical job places to progressively more collaborative and distributed human capital networks, which obtains the internal and external resources and knowledge. Therefore it is necessary to movesfrom the information society to knowledge society, from the establishment of a broad indiscriminate communication process within and outside the company. Thus, the knowledge management supports and guides, from a strategic planning that includes the information and knowledge, as the best way to capitalize the organization knowledge. The web 2.0, especially the social medias, has contributed todissemination, sharing and knowledge creation. So, the companies are discovering that mass collaboration is more productive than the traditional way, and the more knowledge moves the more advanced and benefit the companies can reach.

Key words: Knowledge Management – Social Medias - Networks

6

LISTA DE ILUSTRAÇÕES

ILUSTRAÇÃO 1 – Cronograma de execução do trabalho de conclusão de...
tracking img