Gestão do conhecimento em empresas de pequeno e médio porte estudo de caso: buffet j.souza

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2723 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Gestão do conhecimento em empresas de pequeno e médio porte

Estudo de caso: Buffet J.Souza

Ângela Vitória Montoro de Souza (UNIP) angela@buffetjsouza.com.br

Ester Emanuelle de Oliveira Chagas (UNIP) ester.emanuelle@hotmail.com

Lucila Silveira Cruz (UNIP) lucila89ata@hotmail.com

Wilian Roberto Maziero (UNIP) wilianrobertomaziero@hotmail.com

Resumo: O objetivo deste artigo é analisar aaplicação da gestão do conhecimento em uma empresa de pequeno porte. A pesquisa foi realizada através de estudo de caso e a base teórica foi alicerçada em revisão de literatura. Percebeu-se que não há uma cultura de aprendizagem na organização estudada, e alguns conceitos relacionados à gestão do conhecimento não são totalmente claros. Os meios mais utilizados para disseminação de informações sãoreuniões e conversas informais. O gestor da organização demonstrou ter consciência da importância de se gerenciar o conhecimento e tem interesse em implantar um modelo que esteja alinhado com o foco da empresa e que lhe traga benefícios.
Palavras-chave: Gestão do conhecimento, pequenas empresas.


Introdução

Nos últimos anos, observamos a transição da Sociedade Industrial para a Sociedade doConhecimento. Esse contexto é caracterizado por profundas e rápidas transformações, trazendo novos conceitos de gestão para as organizações. Essas mudanças têm exigido foco no conhecimento, que é fonte efetiva de vantagem competitiva para a organização. Esse processo chama a atenção para a Isso acrescenta importância daàs pessoas, pois são as detentoras do conhecimento.

O grande volume deinformações disponível dentro das organizações, por vezes dificulta a seleção do que é bom e que irá, de fato, contribuir para a melhoria de seu desempenho. Assim, a Gestão do Conhecimento pode contribuir na captura, registro e compartilhamento desse conhecimento disperso pela organização.

Com base nesse contexto, o objetivo deste trabalho é analisar como a Gestão do conhecimento é aplicada em umaempresa de pequeno porte, prestadora de serviços, do ramo alimentício. Procurou-se para tanto identificar como a informação é recebida e disseminada na organização.

O artigo está estruturado em oito seções principais. A primeira faz uma abordagem teórica sobre a Gestão do Conhecimento (GC). Na segunda, foram definidos os tipos de conhecimento. A terceira seção apresenta a espiral doconhecimento. A quarta contextualiza a gestão do conhecimento em pequenas empresas. A quinta seção apresenta a metodologia utilizada. A sexta seção, o estudo de caso. A sétima seção, a análise dos resultados e a oitava seção considerações finais.

1 - A gestão do conhecimento

A Gestão do Conhecimento iniciou-se na década de 1990 e tem como objetivo tratar da prática de agregar valor à informação edistribuí-la, aproveitando os recursos existentes na empresa. Em um ambiente competitivo, tendo um mercado sofisticado, a produção deve atingir um alto nível de desempenho para que se torne relevante para seu cliente.

De acordo com o teórico organizacional Nonaka (2001), apenas o conhecimento é fonte segura para a vantagem competitiva neste mundo de grandes incertezas. Porém, segundo Pimentaet al. (2004) a maioria dos líderes ocidentais não compreende a importância do conhecimento e a forma como as empresas são capazes de explorá-lo.

Para Bukowitz e Williams (2002 apud Pimenta et al, 2004), “a gestão do conhecimento é o processo pelo qual a organização gera riqueza, a partir do seu conhecimento ou capital intelectual”. Santos et al. (2001 apud Pimenta et al, 2004) cita que “agestão do conhecimento é um processo corporativo, focado na estratégia empresarial e que envolve a gestão das competências, a gestão do capital, a aprendizagem organizacional, a inteligência empresarial e a educação corporativa”. Que são vitais na criação e manutenção da vantagem competitiva, pois é a capacidade organizacional que cria valor a partir do capital intelectual, são processos de...
tracking img