Gestão do conhecimento - atps

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3887 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância

Curso Bacharelado em Administração




ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

Gestão do Conhecimento




ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

Gestão do Conhecimento









Trabalho apresentado a disciplina de Gestão do conhecimento da Universidade Anhanguera- UNIDERP.Professor: Me Rodrigo Rodrigues












JARAGUÁ DO SUL / SC
2012





INTRODUÇÃO



Com a globalização as organizações começam a procurar por adaptação ao novo sistema e ambiente de trabalho, ressaltando que nesta fase as empresas precisam gerenciar o conhecimento gerado por seus colaboradores, e também uma forma de reter esteconhecimento, e é exatamente sobre este assunto que iremos tratar neste trabalho, será abordado as formas de gestão do conhecimento, como as empresa podem utilizar o conhecimento gerado e transformar o mesmo em recursos para a organização, utilizando-se de métodos para a troca de informações entre seus funcionários, buscando o conhecimento e informações tecnológicas para suprir suas dificuldades e alcançarseus objetivos.

Será abordado o tema de gestão de conhecimento dentro do sistema de CLUSTER, onde será abordado como funciona a gestão do conhecimento dentro do cluster bem como a administração do conhecimento para que os mesmos possam ser revertidos em beneficio, ou mesmo se tornar o diferencial competitivo da empresa.

Será indicado como e porque o cluster pode ou deva seradotado, e onde são normalmente encontrados, levando em consideração que seu conceito de gestão como troca de informações e conhecimento tecnológico, como as empresa devem gerenciar esta troca e como fazer que as mesmas sejam úteis levando que o mesmo gera despesas significativas para a organização.

















CAPITULO 1

CONCEITO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO




Agestão de conhecimento é considerada um sistema de gerenciamento corporativo que tem como referencia o meio de compartilhar, integrar, criar e identificar assim como ter a utilização do conhecimento dentro da empresa. No passado as empresas não divulgavam seus conhecimentos, agora com o a Gestão do Conhecimento isso acabou transformando essa ideia no oposto, pois agora os conhecimentos sãodistribuídos a todos os interessados. O foco das empresas é reter as pessoas que têm conhecimentos, portanto os conhecimentos são passados para todos da organização para que assim possa dar motivação e recompensas. Há duas características nas empresas que adotam o GC como a agilidade e a rapidez.



COMO FAVORECER A CRIAÇÃO DE CONHECIMENTO NOVO NA EMPRESA?


O novo conhecimento é bem diferentedo que tínhamos na época Industrial passada, por isso devemos conhecer a nova era nas empresas no qual a mão de obra vem perdendo espaço no novo mundo das Informações e dos conhecimentos, por que as empresas estão visadas nas produtividades do conhecimento, pois é o que mais preocupa os gestores.



COMO FAZER COM QUE TODOS OS COLABORADORES SE APROPRIEM DESTE CONHECIMENTO NOVO?


Énecessário que as empresas se adaptem aos novos conhecimentos, mesmo que ela continue com os métodos da era industrial. As empresas precisam fornecer mais informações e proporcionar aos funcionários métodos para a troca de experiências, bem como fornecer benefícios aos colaboradores, sem isto não será possível os colaboradores manterem seus postos de trabalho, passar a se adaptar ao novo conceito jáque a demanda é grande e o ambiente competitivo vem aumentando a cada dia. Pois que tem conhecimento tem um futuro dentro da empresa.




COMO RETER O CONHECIMENTO DO FFUNCIONÁRIO QUE SE AFASTA DA ORGANIZAÇÃO?



Para reter o conhecimento de um funcionário o ideal seria que o funcionário que normalmente é o mais velho da empresa comece a treinar os funcionários mais novos em...
tracking img