Gestão do cinhecimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 5 (1151 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 9 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Etapa 1- Gestão do conhecimento

a) Como favorecer a criação de conhecimento novo na empresa?
O novo conhecimento é bem diferente do que tínhamos na época Industrial, por isso devemos conhecer a nova era nas empresas no qual a mão de obra vem perdendo espaço no novo mundo na Informação.Com isso devemos comparar as 50 maiores empresas de 2003 com as de 1950 e veremos que houve uma mudançaradical.

As empresas visam à produtividade no conhecimento já que é o mais preocupa os gestores hoje em dia.

b) Como fazer com que todos os colaboradores se apropriem deste conhecimento novo?
As empresas devem se adequar radicalmente ao novo conhecimento, mesmo que continuem com métodos da era industrial. Em geral as empresas produzem mais informação e serviços e não somente bens físicos.
Oscolaboradores passam a se adaptar rapidamente a esse novo conceito já que a demanda é grande e o ambiente competitivo vem aumentando.

Normalmente quem tem o conhecimento tem um bom futuro dentro das empresas e consecutivamente tem um crescimento dentro da empresa.

“A criação e a implantação de processos que gerem, armazenem, gerenciem e disseminem o conhecimento representam o mais novo desafioa ser enfrentado pelas empresas”.
Trata-se muito mais de um conceito de gestão do que uma ferramenta tecnológica.

É a capacidade de a empresa captar, gerar, analisar, traduzir, transformar, armazenar, disseminar, implantar e gerenciar a informação, tanto interna como externamente, transformando em conhecimento acessível aos interessados.
c) Como reter o conhecimento do funcionário que seafasta da organização?
Para reter o conhecimento de um funcionário que por ventura virá a se afastar da organização, uma ótima saída seria fazer com os funcionários mais velhos de casa comecem a treinar os funcionários mais novos em diversos departamentos da organização. Isto deveria ser feito antes mesmo que o colaborador venha a deixar a empresa, ou até mesmo que ele se aposente.
É muitoimportante que a empresa consiga reter seus profissionais mais velhos, desde que, claro, ela use a experiência dessas pessoas para desenvolver os mais jovens. Pelo tempo de casa, muitos desses profissionais já passaram por diferentes áreas, coordenaram várias atividades e conhecem como poucos o mercado. Além disso, eles não têm ânsia de nocautear os mais novos. Ao contrário, eles valorizam muito a empresae fazem de tudo pelo bem do negócio. A companhia precisa saber explorar essa troca, de um lado, saber que os jovens tem muito a nos oferecer com sua sede de aprendizado, de outro, transformar os mais velhos em bons mentores.

d) Descreva os Quatro processos de conversão do conhecimento _ Processo SECI _ e faça um desenho Ilustrativo.

Quatro Modos de Conversão do Conhecimento
O pressupostode que o conhecimento é criado por meio da interação entre o conhecimento tácito e o conhecimento explícito permitiu postular quatro modos diferentes de conversão do conhecimento. São eles:
1. De conhecimento tácito em conhecimento tácito, que chamamos de Socialização;
2. De conhecimento tácito em conhecimento explícito, que denominamos de Externalização;
3. De conhecimento explícito emconhecimento explícito, ou Combinação;
4. De conhecimento explícito para conhecimento tácito, ou Internalização.
Socialização: Do Conhecimento Tácito em Conhecimento Tácito
A socialização é um processo de compartilhamento de experiências e, a partir daí, da criação do conhecimento tácito, como modelos mentais e habilidades técnicas compartilhadas. Um indivíduo pode adquirir conhecimento tácitodiretamente de outros indivíduos, sem usar a linguagem. Os aprendizes trabalham com seus mestres e aprendem sua arte não através da linguagem, mas sim através da observação, imitação e prática.
O segredo para a aquisição do conhecimento tácito é a experiência. Sem experiência compartilhada, é extremamente difícil para uma pessoa projetar-se no processo de raciocínio do outro indivíduo. A mera...
tracking img