Gestão democrática

Páginas: 10 (2353 palavras) Publicado: 7 de outubro de 2011
MÔNICA LATINI GIROLAMY

Projeto
“GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA – EM BUSCA DA QUALIDADE NA EDUCAÇÃO”

Santa Maria Madalena
2011
1 – TEMA:
Gestão escolar democrática – em busca da qualidade na educação.

2 – PROBLEMA:
A organização do trabalho pedagógico em uma escola não é uma tarefa fácil. É algo abrangente e requer uma formação de boa qualidade e, além disso, exige do gestor umtrabalho coletivo que busca incessantemente a autonomia, a liberdade, a emancipação e a participação na construção da identidade da escola.
Em uma gestão democrática, o gestor precisará saber como trabalhar os conflitos e desencontros, deverá ter competência para buscar novas alternativas e estas devem atender aos interesses da comunidade escolar e compreender que a qualidade da escola dependerá daparticipação ativa de todos os membros, respeitando a individualidade de cada um deles, buscando nos conhecimentos individuais novas fontes de aprimorar o trabalho coletivo.
Vale aqui destacar os conceitos de alguns termos, tais como: Administrar: 1. “Gerir (negócios públicos ou particulares”; 2. “Governar, dirigir”; 3. “Dirigir (instituição) (FERREIRA, 2008, p.62). Gestão: 1. “Ato ou efeito degerir, gerência” (FERREIRA, 2008, p.265). Democracia: 1. “Governo do povo, soberania popular” (FERREIRA, 2008, p.179).
Dentre os termos expostos acima, os dois primeiros se complementam. O último, por sua vez, destaca a forma de governo que será discutida no decorrer deste trabalho, que é a democracia.
Associando esses três termos, pode-se conceituar a gestão democrática em sua essência, que éuma forma de gerenciar ou administrar de maneira que sejam atendidas as expectativas da comunidade na qual a instituição está inserida.
É, portanto, de suma relevância para um gestor implementar novas formas de administrar em que o diálogo esteja inserido no âmbito escolar. Cabe a este profissional assumir a liderança desse processo com competência técnica e política. Nesse sentido, o gestor deveconstruir uma verdadeira educação com sensibilidade, qualidade e também com destreza para que se possa obter o máximo de contribuição e participação dos membros da comunidade, pois, segundo Libâneo:

“A participação é o principal meio de assegurar a gestão democrática da escola, possibilitando o envolvimento de profissionais e usuários no processo de tomada de decisões e nofuncionamento da organização escolar. Além disso, proporciona um melhor conhecimento dos objetivos e metas da estrutura organizacional e de sua dinâmica das relações da escola com a comunidade e favorece uma aproximação maior entre professores, alunos e pais” (LIBÂNEO, 2004, p.102).

Diante o que foi explanado, buscamos resposta para o seguinte questionamento: Qual a importância da gestãodemocrática na busca de uma educação de qualidade?

3 – JUSTIFICATIVA:
Esta pesquisa é de grande relevância para o meio acadêmico porque, nas escolas atuais, não cabe mais aquele modelo de administrador autocrático, chefe mandão, e sim um administrador que tenha pulso para encarar as adversidades que o cargo oferece, portanto, com um papel de liderança democrática, que sabe delegar ospoderes certos para as pessoas certas.
A referida pesquisa também se mostra importante uma vez que a sociedade se encontra em um momento que muito se fala em democracia mas, ao mesmo tempo, pouco se tem vivido a mesma na prática. Percebemos que hoje a escola também não pode e não deve seguir a tendência social de muito se falar e pouco se praticar.
Sabemos que a educação por si só não produzmudanças nas escolas, porém é fundamental dizer que nenhuma mudança é possível sem educação. A Lei 9394/96, em seu Inciso VIII, torna possível às escolas flexibilidade e abertura em seu processo educacional. Assim, a escola, como instituição fundamental para a transformação social, não pode ausentar-se deste processo.
O maior comprometimento rumo ao processo democrático e a verdadeira...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestão Democrática
  • Gestão Democrática
  • Gestão democrática
  • gestão democratica
  • Gestão Democrática
  • Gestão democratica
  • Gestão democratica
  • Gestão democrática

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!