Gestão democrática nas escolas

Páginas: 43 (10511 palavras) Publicado: 28 de maio de 2011
INTRODUÇÃO

A Educação é um direito dos cidadãos brasileiros e, como tal, implica em responsabilidade do Estado e da família. E assim este módulo possibilitará compreender a inserção da escola no Sistema Educacional e sua relação entre as diversas instâncias do Poder Público. Compreender o processo de construção da gestão democrática na escola e no Sistema de Ensino, seus instrumentos eelementos básicos. Compreender como é o financiamento da Educação no Brasil e a gestão financeira da escola. Compreender o processo de construção do Projeto Político-pedagógico (PP) e a possibilidade de participação dos diversos segmentos escolares.
A Gestão Democrática é importante não só para a direção da escola, mas também deve ser discutida, compreendida e exercida por todos os segmentos, como:estudantes, funcionários, professores, pais e mães de estudantes, gestores, bem como pelas associações e organizações sociais da cidade e dos bairros.

A EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Iniciamos este módulo no dia 06/11/10, fazendo a leitura da apresentação, objetivo e introdução.
Neste módulo refletiremos sobre a gestão democrática no sistema de ensino e na escola. Todos que atuam na escola seenvolvem na prática social da educação, uns com mais consciência sobre seu papel, outros com menos.
Sabemos também que quanto mais consciente se torna esta ação, maiores as possibilidades de construirmos uma escola inclusiva, democrática e de qualidade para todos os brasileiros.
Discutimos sobre o que é uma gestão democrática e que ela acontece quando é feita por representantes dos segmentosenvolvidos num determinado processo. Sabemos o quanto é difícil dela acontecer... mas não podemos desistir!!!
Nesta aula discutimos a PPS e o desenvolvimento dos trabalhos.
Assistimos ao vídeo retirado do youtube: "quem mexeu no meu queijo", analisando a necessidade de organização e planejamento e de não nos "acomodarmos":
O vídeo apresenta uma parábola envolvendo quatro personagens: dois ratinhos,Sniff e Scurry, e dois "homenzinhos", Hem e Haw.
Os quatro personagens estão em busca de um mesmo objetivo: um posto repleto de queijo. Ao encontrá-lo, todos ficam felizes e imaginam o que farão com tanto queijo.
No entanto, os personagens esquecem de que, à medida que fazem uso do queijo, este vai acabando. Ao perceberem que o queijo terminou, cada um toma uma atitude diferente - da mesma maneiraque cada um de nós, que também assumimos posturas diferentes diante de uma dificuldade, principalmente no ambiente d trabalho. Mostrar o que cada personagem está disposto a fazer (ou a não fazer!) para obter mais queijo.
O queijo simboliza, na verdade, aquilo que cada um de nós almeja possuir, seja na vida pessoal ou no trabalho: saúde, prosperidade, conforto, etc. No entanto, a busca pelo que sequer nem sempre é fácil. Às vezes, nos deparamos com situações ótimas, que nos proporcionam alegria e satisfação pessoal; em outras, nos vemos em "becos sem saída".
A parábola mostra, então, que a vida não é necessariamente um caminho livre de empecilhos mas, sim, uma caminho repleto de sobressaltos e adversidades. A diferença é a maneira com que cada ser humano lida com tais adversidades.
Emseguida, com os cursistas divididos em grupos, apresentamos os conteúdos da unidade 1: "A Educação brasileira".
As equipes apresentaram os seguintes temas:
A Educação como direito
Texto de apoio: "Direito a Educação: direito a igualdade, direito à diferença", de Carlos Roberto Jamil Cury. O grupo procurou trazer a legalidade da educação e reflexões acerca do tema, com críticas de Arnaldo Jabor eAlexandre Garcia. Além do vídeo do Charlinho, onde nos divertimos muito.
A função social da escola
Texto de apoio: "Função social da escola pública", de Marlene Lúcia Siebert Sapelli. Contribuiu ainda com um texto de Moacyr Gadotti, tecendo várias críticas sobre o mesmo. Lembrou a função essencial da escola que é a transmissão do saber elaborado, porém ressaltando a importância de melhorar o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestão democrática na escola
  • gestao democratica na escola
  • Gestão democratica e participativa na escola
  • GESTAO DEMOCRATICA E ORGANIZACAO DA ESCOLA
  • Gestão democrática da escola
  • Gestão democrática
  • Gestão democrática e funcionamento da escola
  • Gestão Democrática nas Escolas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!