Gestão de riscos - chernobyl

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (878 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ACIDENTE DE CHERNOBYL

1. Contextualização da usina e da cidade

A União Soviética (URSS) construiu, na década de 70, usinas termoelétricas e atômicas para obter energia e plutônio (utilizadono arsenal da Guerra Fria).

Uma dessas usinas, a de Chernobyl, foi edificada na Ucrânia, na cidade de Prypiat, a cerca de 110 Km de Kiev. Possuía 6 reatores (4 em operação e 2 em construção)quando ocorreu o maior acidente nuclear da história.

Prypiat era uma cidade jovem e com um alto índice de natalidade, como comprovam os textos já publicados e as fotos disponíveis na internet. Tambémencantava pelas belas paisagens e pelas novíssimas instalações, o que a tornava, aparentemente, perfeita para se viver.

2. Descrição do acidente

O acidente ocorreu no dia 26 de abril de1986 às 1:23 da madrugada, quando operadores da usina realizaram um experimento com o reator 4, aproveitando a oportunidade em que o reator seria desligado para manutenção.

Com a realização de talexperimento, o reator sofreu uma explosão de vapor que resultou em incêndio e, consequentemente, em uma série de explosões e um derretimento nuclear.

Porém, para que o experimento fosse realizado,era necessário quebrar inúmeros protocolos de segurança e a análise do comportamento do reator quando operado com baixos níveis de energia foi substituída pela tragédia que atingiu toda a URSS, EuropaOriental, Reino Unido e Escandinávia.

A usina liberou uma quantidade letal de material radioativo que, se comparada às bombas utilizadas no bombardeio de Hiroshima e Nagasaki, era quatrocentasvezes maior.

Muitas regiões foram contaminadas, principalmente a Ucrânia e Bielorrúsia, o que acarretou a evacuação e assentamento de aproximadamente 200 mil pessoas. A cidade de Prypiat foicompletamente tomada pela nuvem radioativa.

3. O que deu errado? Causas do acidente

Existem duas teorias contraditórias sobre as causas, uma responsabilizando os operadores (de 1986) e outra...
tracking img