Gestão de recursos patrimoniais e logísticos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 5 (1225 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 31 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Defina administração por objetivo.
É um processo participativo de planejamento e avaliação por onde ocorre a descentralização das decisões e a defina suas prioridades e consiga alcançar os resultados desejados.
2. Quais as principais características da APO ?
Suas principais características são:
Estabelecimento conjunto de objetivos entre o gerente e seus subordinados;
Estabelecimento deobjetivos para cada departamento ou setor;
Interligação dos objetivos departamentais;
Elaboração dos planos operacionais, com ênfase no controle;
Continua avaliação. Revisão e reciclagem dos planos;
Participação atuante da chefia na estimulação de envolvimento dos subordinados;

3. O que são Objetivos Estratégicos, Táticos e Operacionais ?
Estratégicos: Quando englobam toda a organizaçãode modo que seja executado em longo prazo.
Táticos: Quando são distribuídos para cada departamento da organização que prevê a interação entre departamentos e sua execução em médio prazo.
Operacionais: Quando são focados para casa atividade, exercida pelos funcionários onde se pode tornar detalhado e executado em curto prazo.

4. Explique as Fases do processo da APO.
Estabelecimento de metas eobjetivos organizacionais – objetivos desafiadores, justos e consistentes são o ponto de partida para o ciclo APO.
Desenvolvimento do plano de ação – alternativas de ação para os objetivos estabelecidos participativamente, que conclui a fase do planejamento da APO.
Revisão periódica – monitoramento do desempenho, por meio de reuniões entre o gerente e seu pessoal, em intervalos de três, seis enove meses, para a confirmação ou reavaliação e mesmo alteração dos objetivos.
Avaliação de desempenho – verificação, após cada período de uma ano de estabelecimentos das metas, do ponto de vista “previsto x realizado”.

5. Explique o que você entende por Balanced Scorecard.
É um projeto lógico de um sistema de genérico para organização, onde o administrador de mepres deve definir eimplementar (através de um sistema de informação de gestão).
Algumas medidas devem ser interligadas para comunicar um pequeno número de temas estratégicos amplos, como o crescimento da empresa, a redução de riscos ou o aumento de produtividades.

6. O que é estratégia ?
É a seleção dos meios, de qualquer natureza, que se empregam para realizar objetivos.

7. Na Gestão Estratégica existem váriospassos. Defina cada um.
Diagnóstico Estratégico: são realizados os levantamentos das situações atuais da empresa.
Prontidão Estratégica: é o envolvimento e disponibilidade da direção da empresa.
Direcionamento Estratégico: é o momento que se define o direcionamento que a instituição precisa seguir para sobreviver ou sobressair em determinado cenário.
Vigilância Estratégica: é observar,acompanhar, questionar, vasculhar o horizonte, no tempo, no espaço, à procura de possíveis riscos e oportunidades.

8. O que você entende por Tomada de decisão ?
Tomada de decisão é quando se pensa em qual ocorrido no passo referente a sucesso ou fracasso já vividos, onde influenciam os administradores no que pode acontecer futuramente através de suas decisões.

9. O processo de tomada de decisõespode sustentar-se tanto em modelos racionais como em formas intuitivas e criativas. Por que ?
A possibilidade de o administrador utilizar-se de ambos, dependendo do seu perfil quanto a filosofia de gestão e habilidades e principalmente quanto a percepção e visão de futuro, as quais determinarão o seu comportamento diante da resolução de problemas organizacionais e até mesmo a forma como seantecipa a esses problemas, para tornar a organização menos vulnerável as surpresas e oscilações constantes do seu ambiente.

10. Defina Oportunidades e ameaças.
Oportunidades – forças ambientais incontroláveis pela empresa, que podem favorecer a sua ação estratégica, desde que conhecidas e aproveitadas satisfatoriamente enquanto perduram.

Ameaças – forças ambientais incontroláveis pela...
tracking img