Gestão de recursos humanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2131 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
REVISTA CIENTÍFICA ELETÔNICA DE ADMINISTRAÇÃO – ISSN: 1676-6822
Ano VI – Número 10 – Junho de 2006 – Periódicos Semestral

AS NORMAS ISO
MARIANI, Édio João
Docente Unesp/Marília e Faef/Garça edio@cristorei.com.br

RESUMO Uma norma técnica é um documento estabelecido por consenso e aprovado por um organismo reconhecido que fornece, para uso comum e repetitivo, regras, diretrizes oucaracterísticas para atividades ou para seus resultados, visando à obtenção de um grau ótimo de ordenação em um dado contexto. Esta é a definição internacional de norma, na qual as Normas ISO estão inseridas. Deve ser realçado o aspecto de que as normas técnicas são estabelecidas por consenso entre os interessados e aprovadas por um organismo reconhecido. Acrescente-se ainda que são desenvolvidas para obenefício e com a cooperação de todos os interessados, e, em particular, para a promoção da economia global ótima, levando-se em conta as condições funcionais e os requisitos de segurança. As normas técnicas são aplicáveis a produtos, serviços, processos, sistemas de gestão, pessoal, enfim, nos mais diversos campos. O presente trabalho quer discutir esses aspectos a partir do histórico das NormasISO. Palavras Chaves: Normas ISO e qualidade.

ABSTRACT A technical standard is a document established by consensus and approved by a recognized body that provides for common and repetitive use, rules, guidelines or characteristics for activities or to its results, in order to obtain an optimum degree of order in a given context. This is the definition of international standard, in which the ISOstandards are entered. It should be emphasised the point that the technical standards are set by consensus between stakeholders and approved by a recognized body. Moreover, even if they are developed for the benefit and with the cooperation of all stakeholders, and in particular to the promotion of good global economy, taking into account the functional and safety requirements. The technicalstandards are applicable to products, services, processes, management systems, personnel, finally, in the most diverse fields. This work either discuss these issues from the history of ISO standards. Keywords: ISO standards and quality.

1- A ORGANIZAÇÃO ISO A ISO (International Organization for Standardization) é uma federação mundial dos organismos nacionais de normalização. Começou no campo daeletrotécnica e seu antecessor foi a IEC (International Electrotechnical
Revista Científica Eletrônica de Administração é uma publicação semestral da Faculdade de Ciências Jurídicas e Gerenciais de Garça FAEG/FAEF e Editora FAEF, mantidas pela Associação Cultural e Educacional de Garça – ACEG. Rua das Flores, 740 – Vila Labienópolis – CEP: 17400-000 – Garça/SP – Tel: (0**14) 3407-8000 –www.revista.inf.br – www.editorafaef.com.br – www.faef.br.

REVISTA CIENTÍFICA ELETÔNICA DE ADMINISTRAÇÃO – ISSN: 1676-6822
Ano VI – Número 10 – Junho de 2006 – Periódicos Semestral

Commission) que foi criada em 1906. A ISO começou com a união de duas organizações: a ISA (International Federation of the National Standardizing Associations), a qual foi instituída em 1926, que empreendeu um trabalhopioneiro na área de engenharia mecânica; e a UNSCC (United Nations Standards Coordenating Committee) criada em 1944 e instalada em Londres.1 Com 65 representantes de 26 países diferentes, ligados a essas duas instituições, realizou-se uma conferência no Instituto de Engenheiros Civis, em Londres, em outubro de 1946. Esta conferência foi o ponto de partida para a fundação da ISO, em 23 de fevereiro de1947. A ISO, da qual fazem parte mais de 140 países, possui a sua sede em Genebra, na Suíça. Em 1979 foi criado o Comitê Técnico - TC-176 da ISO para tratar da qualidade. A ISO é formada por representantes dos países-membros. No Brasil, a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) é a entidade responsável por representar o país perante a ISO. Já o INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia,...
tracking img