Gestão de recursos hídricos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2673 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução

A água é um bem precioso e cada vez mais tema de debates no mundo todo. O uso irracional e a poluição de fontes importantes (rios e lagos) podem ocasionar a falta de água doce muito em breve, caso nenhuma providência seja tomada.
A gestão de recursos hídricos pode ser definida como o conjunto de ações destinadas a regular o uso, o controle e a proteção dos recursos hídricos, emconformidade com a legislação e normas pertinentes. Integra projetos e atividades com o objetivo de promover a recuperação e a preservação da qualidade e quantidade dos recursos das bacias hidrográficas brasileiras e atua na recuperação e preservação de nascentes, mananciais e cursos d'água em áreas urbanas. 
O acesso aos recursos hídricos é direito de todos e objetiva atenderem às necessidadesessenciais da sobrevivência humana. Os recursos hídricos são um bem público, de valor econômico, cuja utilização deve ser tarifada. A bacia hidrográfica é a unidade básica físico-territorial de planejamento e gerenciamento dos recursos hídricos. O aproveitamento dos recursos hídricos deverá ser feito racionalmente, de forma a garantir o desenvolvimento e a preservação do meio ambiente.
Na gestãode recursos hídricos, podem-se abranger os seguintes tópicos:
- Desassoreamento;
- Controle de erosão;
- Contenção de encostas;
- Remanejamento / reassentamento de população;
- Uso e ocupação do solo para prevenção de mananciais;
- Recomposição de rede de drenagem
- Recomposição de vegetação ciliar.


1.1. Desassoreamento
Desassoreamento é a “limpeza” de rios, lagos, canais,tirando variados tipos de materiais sólidos como pneus, garrafas, móveis velhos, entre outros. Esse trabalho é feito por guindastes, escavadeiras, e até por pessoas, mas o trabalho de jogar essas coisas lá é somente pelo ser humano. Esse processo impede a elevação nos leitos dos rios, e assim impede grandes enchentes.
1.2. Controle de Erosão
É nada mais que o plantio em zonas de perigo de erosão.Erosão do solo ocorre quando o vento ou a água varre o topo do solo de uma área de terra. Não é danosa somente porque retira os nutrientes do solo prejudicando a agricultura. A terra é carreada pela enxurrada para dentro dos rios se depositando no leito, causando uma elevação deste e possibilitando grandes enchentes, como o assoreamento.
A vegetação protege o topo do solo de várias maneiras,consentindo para a conservação do mesmo. Ela previne a chuva forte de bater diretamente na sua terra e perder o topo do solo. Previne o solo de secar mais rapidamente, protegendo-o, assim, de ser soprado embora pelos fortes ventos. As raízes das plantas seguram o solo no lugar, então, ele não é varrido tão facilmente. (Mata Ciliar)
1.3. Contenção de encostas
É o ato de conter as encostas, ou seja,parar, imobilizar as encostas artificialmente, que estão prestes a desmoronar. Os métodos mais praticados são a construção de muros nas encostas, ou a plantação de estacas.
1.4. Reassentamento da População
É a mudança de uma população, por motivos maiores. Como a construção de uma Usina no lugar. Ou mesmo, porque elas estavam em áreas de risco.
Uso e ocupação do solo para prevenção de mananciaisMananciais são todas as fontes de água, superficiais ou subterrâneas, que podem ser usadas para o abastecimento público. Isso inclui, por exemplo, rios, lagos, represas e lençóis freáticos. Para cumprir sua função, um manancial preciso de cuidados especiais, garantidos nas chamadas leis estaduais de proteção a mananciais. Nessas regras, o ponto principal é evitar a poluição das águas.
1.5.Recomposição de Rede de Drenagem
Rede de Drenagem são sistemas naturais ou artificiais capazes de drenar água superficial, em geral proveniente das chuvas, são compostos de canais conectados entre si, e a este conjunto de canais conectados dá-se o nome de rede de drenagem. Podem-se distinguir dois tipos importantes de redes de drenagem: as redes artificiais, construídas nas cidades pelo ser humano,...
tracking img