Gestão de projetos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1413 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Gama Filho - UGF
Programa de Pós-Graduação
Gerência de Projetos - PMI

PROPOSTA DE IMPLEMENTAÇÃO DE GESTÃO POR PROJETOS ATRAVÉS DO ESCRITÓRIO DE GESTÃO DE PROJETOS

Rio de Janeiro (RJ)
2009
CARLOS ALBUQUERQUE LEMOS

Turma: 03.2009

PROPOSTA DE IMPLEMENTAÇÃO DE GESTÃO POR PROJETOS ATRAVÉS DO ESCRITÓRIO DE GESTÃO DE PROJETOS

O objetivodesse trabalho é apresentar uma proposta de gerênciamento de projeto numa empresa fictícia chamada RIOSOFT, tendo como base o PMBoK – Project Management Body of Knowledge, mostrando os principais benefícios da adoção do gerênciamento por projetos, em especial, as vantaqens do PMO – Project Management Office, ou Escritório de Gestão de Projetos.

Tutor: Francisco de Assis da Luz Ribeiro

Rio deJaneiro (RJ)
2009
1. INTRODUÇÃO

A RIOSOFT É UMA FÁBRICA DE SOFTWARE COM MATRIZ NO RIO DE JANEIRO E POSSUI ESCRITÓRIOS EM SÃO PAULO E CURITIBA. A RIOSOFT EXISTE HÁ 10 ANOS E VEM DESENVOLVENDO SISTEMAS PARA AS ÁREAS DE FINANÇAS, VENDAS E MARKETING.
A RIOSOFT possui 300 funcionários entre desenvolvedores de software, analistas, vendedores, gerentes de projetos, etc. Há umgerente financeiro, um gerente de informática e um diretor.
Embora a empresa possua gerentes de projetos e tenha desenvolvido vários empreendimentos ao longo dos anos, observa-se que não existe uma metodologia implementada. Com isso, o sucesso nos projetos depende em grande parte da experiência individual de cada gerente de projeto e de cada indivídio envolvido nos mesmos.
Sendoassim, com o objetivo de convencer a alta direção da RIOSOFT a implementar a gestão por projetos, serão abordados em seguida, uma rápida visão do gerênciamento de projetos segundo o PMI – Project Management Institute (Instituto de Gerênciamento de Projetos) e as vantagens da implementação do PMO – Project Management Office (Escritório de Gestão de Projetos).

2. A GERÊNCIA DE PROJETOS SEGUNDO OPMI

DURANTE MUITOS ANOS, CADA PROJETO ERA ELABORADO, EXECUTADO, ACOMPANHADO, CONTROLADO E ENCERRADO DE FORMA PROPRIETÁRIAE A GOSTO DOS LÍDERES DE EMPREENDIMENTOS, SEM UMA ORGANIZAÇÃO PROCEDURAL, COM ADOÇÃO DE TÉCNICAS E FERRAMENTAS DEPENDENTES QUASE QUE EXCLUSIVAMENTE DAS PESSOAS QUE LIDAVAM COM TAIS PROJETOS. NASCERAM E DESAPARECERAM VÁRIOS PROCEDIMENTOS E MÉTODOS PARA GERÊNCIAMENTO DEPROJETOS, PORÉM, COM O SURGIMENTO DE ORGANIZAÇÕES QUE PASSARAM A SE DEDICAR A ESTE CAMPO DE CONHECIMENTOS, O GERÊNCIAMENTO DE PROJETOS TEM SE FINCADO COMO ESTRATÉGIA ESSENCIAL ÀS ORGANIZAÇÕES NA ERA DA INFORMAÇÃO.

O PMI – Project Management Institute surgiu em 1969, com a finalidade de pesquisar, estudar e organizar o gerênciamento de projetos,suas áreas de conhecimento e processosnecessários.
O PMI é hoje, o instituto mais conhecido por profissionais do ramo, uma vez que o seu corpo de conhecimentos sobre gerênciamento de projetos é bastante rico, possibilitando às organizações a adoção de processos e procedimentos que viabilizam a adoção de práticas modernas de gerênciamento de projetos, a partir dos processos delineados naquela plataforma.
A estruturade conhecimentos do PMI possui quatro elementos essenciais à prática do gerênciamento de projetos, quais sejam: áreas de conhecimento, processos, ferramentas e técnicas aplicáveis aos processos e, ciclo de vida do gerênciamento de projetos. Vide figura 1.

[pic]
Figura 1 - Arcabouço estrutural do PMI.

O PMI chama o ciclo de vida do gerênciamento de projetos degrupos de processos do gerênciamento de projetos. Na figura 2 podemos visualizar todos os processos do gerênciamento de projetos segundo o PMBoK (Project Management Body of Knowledge), 4ª. Edição:

[pic]
Figura 2 – Processos do PMI segundo o PMBoK, 4ª. Edição.
Quais são as vantagens da implementação da gerência de projetos segundo o PMI? Alguns dos benefícios advindos...
tracking img