Gestão de projetos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2923 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
GESTÃO DE PROJETOS


Trabalho apresentado à disciplina de
Seminários de Gestão do Curso de
Administração da UNIGRANRIO comoRequisito para aprovação na mesma



RESUMO

Para falarmos de Gerenciamento de Projetos, primeiramente precisamos entender um Modelo de Gestão que é composto por duas fases distintas, mas interdependentes.
A primeira etapa consiste da elaboração da formulaçãoestratégica, em que é definida a identidade organizacional (Negócio, Missão, Visão, Vantagem Competitiva, Crenças e valores) e são feitas análises dos ambientes externo e interno. A partir desses insumos, são definidos os objetivos globais e as diretrizes estratégicas que nortearão as ações da empresa. Esta etapa conduz a empresa a organizar suas estratégias globais e a desenvolver um senso explícitode direção estratégica.
A segunda etapa consiste da implementação da estratégia definida. Nessa etapa, é essencial a adoção de um sistema de gestão integrado, que reúna as informações necessárias ao alcance dos resultados planejados. Podemos concluir então que compete ao planejamento estratégico e ás lideranças das organizações identificarem e selecionar as melhores ações estratégicas, e aogerenciamento de projetos ser o agente executor das mudanças.
O Gerenciamento de Projetos está no seu pico histórico, principalmente por ter se tornado uma escolha estratégica pelas empresas. As evidências podem ser vistas nas grandes corporações do mundo que lançam iniciativas e centros voltados à excelência no gerenciamento de projetos, executando as melhores práticas e visando criar um ambientefavorável ao sucesso de seus objetivos e a disseminação do conhecimento adquirido.
Estudos realizados comprovam que empresas que investiram em esforços nas fases pré-desenvolvimento conseguiram no mínimo duplicar as chances de sucesso no lançamento de seus produtos. Empresas que não faziam o uso de técnicas de gerenciamento de projetos tinham em média 71% de atraso nos seus cronogramas (e estenão era o maior de seus problemas). Estamos na era da Proatividade, em que levam vantagem aqueles que conseguem se antecipar às mudanças. Enfim, ter um gerenciamento de projetos passou a ser uma questão de sobrevivência para as empresas.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO, p. 6
2. PROJETOS E PROCESSOS, p. 7
3. O QUE É UM PROJETO, p. 7
5. O QUE É GERENCIAR UM PROJETO, p. 8 e 9
6. QUAIS SÃO OSGRUPOS DE PROCESSO, p. 9, 10 e 11
7. ÁREAS DE CONHECIMENTO, p. 12,13 e 14
8. CONCLUSÃO, p. 15
9. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, p. 16


1. INTRODUÇÃO

As empresas têm vivenciado nesta última década, um forte enxugamento dos quadros de pessoal e, em contra partida, o aumento da necessidade de especialização técnica. Esta equação tem obrigado empresários a contratarem profissionais por períododeterminado, em muitos casos, por projetos específicos. Neste contexto, entender o processo de gerenciamento de projeto tem sido vital para as organizações, à medida que os novos negócios se constituem em regime de projetos, e passam a demandar uma série de técnicas gerenciais que nem sempre estão disponíveis nas empresas.
A abordagem de gerenciamento de projetos vem conquistando espaço eimportância nos mais diversos setores, potencializando o maior uso dos recursos para a obtenção de objetivos cada vez mais bem definidos para a organização. De uma forma geral, já podemos verificar hoje um modelo onde os melhores quadros técnicos e o maior Know-how não mais integram os quadros fixos dos empreendedores, mais encontram-se dispersos – e disponíveis – no mercado. 

2. PROJETOS E...
tracking img