Gestão de projetos - projeto software developer

Páginas: 21 (5228 palavras) Publicado: 30 de março de 2011
Informática Aplicada à Educação
Luciano Valberly Bastos de Souza

Resumo

Este trabalho almeja ser uma reflexão inicial sobre o uso da informática na educação. Para tanto, apresenta definições do que é a informática aplicada ao ensino, conceitua as funções básicas do computador, explicita a definição de software e de seus principais tipos e funções, apresenta o processo de montagem de umasala informatizada e por fim, define três plataformas para especificar os equipamentos que serão utilizados nesta sala de aula.

Palavras-chave: informática, educação, ensino-aprendizagem, plataformas.

Resumen

Este trabajo inicial desea ser una reflexión sobre el uso de la informática en la educación. Por lo tanto, presenta definiciones de lo que es la informática aplicada a la educación,conceitua las funciones básicas del ordenador, explica la definición de software y sus principales tipos y funciones, presenta el proceso de montaje de una sala computadorizada y, por último, define tres plataformas para especificar el equipo que se utilizarán en esta aula.

Palabras clave: informática, educación, enseñanza-aprendizaje, plataformas.

INTRODUÇÃO

A informática vemse apresentando como um valioso recurso em todas as áreas onde é aplicada. Na educação ainda temos um longo caminho a percorrer para que esse recurso seja, efetivamente, potenciador do processo de ensino-aprendizagem. Necessitamos regras mais claras sobre o que é realmente um software educativo, uma vez que as possibilidades neste campo são infinitas. Assim podemos ter ambientes deensino-aprendizagem utilizando softwares que são relativamente simples de serem desenvolvidos até programas baseados em inteligência artificial e realidade virtual que permitam maior interação do aluno com o computador.

Para iniciar este trabalho definirei o que é a informática aplicada na educação, suas formas de utilização e quais as implicações do uso de computadores como ferramenta auxiliar noprocesso de desenvolvimento do educando. Informatizar a educação não é simplesmente (como vem ocorrendo) enviar computadores para as escolas e treinar alguns professores sobre como utilizar o equipamento. Informatizar a educação significa também repensar a educação como um processo que fomente a formação de cidadãos conscientes e aptos a encarar o mercado de trabalho. O computador usado somente parapassar a informação ao aluno mantém a abordagem da educação da mesma forma que a tradicional. Novas formas de abordagem do ensino com o uso do computador são necessárias para que nossas escolas preparem seus alunos para uma sociedade já tão informatizada.

A conceituação e a apresentação das funções dos componentes básicos de computadores, os quais serão utilizados mais adiante para apreparação das plataformas propostas para a informatização de uma sala de aula serão desenvolvidas no segundo capítulo. Com isso, objetiva-se aprofundar um pouco mais na temática do que é um computador. É um convite para um primeiro contato com esse universo chamado de informática.

No capítulo 3 é trabalhada a conceituação de software, seus principais tipos e funções. Definir-se-á o que éum software didático e também serão apresentadas algumas das dificuldades encontradas no seu desenvolvimento.

Um esquema de montagem da sala de aula informatizada, explicando todo o processo de montagem que envolve desde o tamanho da sala, passando pelos tipos de mobiliários a serem utilizados até a disposição destes mobiliários, são desenvolvidos no quarto capítulo. Alguns itens comorede local e os passos para montar a rede elétrica também são de grande importância para a criação do ambiente de estudo e por isso são discutidos neste capítulo.

Na última parte do trabalho há a definição das três plataformas para especificar a base para os equipamentos que serão utilizados na sala de aula. Para facilitar o entendimento, dividimos os equipamentos em três grupos: o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestão de projeto de software
  • Gestão de projetos de software
  • Gestão de Projetos de Software
  • Da
  • Ferramentas de software para gestão de projetos
  • Engenharia de software
  • Ferramentas de software para gestão de projetos
  • Sistema para gestão ágil de projetos de software

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!