Gestão de projetos em pequenas e médias empresas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 26 (6326 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Como aplicar as nove áreas do conhecimento em um pequeno escritório de arquitetura Estudo de caso: Vila Arquitetura e Urbanismo
Mariana Palhares1 Patrícia Cosenza2 Orientador: Ítalo Coutinho3

Resumo

Este artigo propõe um plano de gerenciamento de projetos que seja aderente à realidade de uma microempresa de prestação de serviços de projetos de engenharia consultiva, no ramo de arquitetura.A partir de conceitos teóricos do guia PMBOK e do estudo da atual forma de gestão e organização adotada em uma microempresa do ramo, na cidade de Belo Horizonte, o artigo ressalta a importância das ferramentas de gestão para o sucesso das empresas e o crescimento de seu diferencial competitivo.

Palavras chave: Gestão de projetos, Arquitetura e Microempresa

1

Aluna do curso de Gestão deProjetos e Estruturas – PUC - MG/IEC – Instituto de Educação Continuada. Email:nidoarq@gmail.com 2 Aluna do curso de Gestão de Projetos e Estruturas – PUC - MG/IEC – Instituto de Educação Continuada. Email: palharesmariana@gmail.com 3 Professor de gestão de Projetos do curso de Gestão de Projetos e Estruturas – PUC MG/IEC – Instituto de Educação Continuada. Italo_azeredo@yahoo.com

1

1Introdução De acordo com a “Lei Geral para Micro e Pequenas Empresas”, promulgada em dezembro de 2006, microempresas são as que possuem faturamento anual de no máximo R$ 240.000,00 por ano. Mas existem ainda outras definições, como a do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae, que classificam as microempresas como aquelas que empregam até 9 pessoas no caso do comércio ouserviço ou até 19 pessoas no caso dos setores industrial ou de construção. Nos setores de consultoria e prestação de serviços no ramo da engenharia, como na arquitetura, o pequeno escritório é uma solução para redução de custos de grandes empresas, com a terceirização de serviços. O pequeno escritório, ao pagar menos impostos ou até mesmo viver na informalidade, geralmente possui baixos custos e seadapta com facilidade aos processos da empresa contratante. Vieira Filho (1995, p. 46) destaca que, além de administrar, “[...] o empresário da pequena empresa, normalmente, exerce papéis de encarregado da produção, office-boy, vendedor, planejador de produção, controlador de custo, pagador, assistente técnico, chefe de manutenção, além de atender o cliente”. É um grande acúmulo de tarefas em poucosprofissionais, muitas vezes sem nenhum conhecimento gerencial, que acabam por negligenciar a importância da gestão. O PMBOK, publicado pelo PMI (Project Management Institute), é hoje o guia de gestão de projetos mais conhecido mundialmente. Nele estão contidos todos os conceitos e desdobramentos necessários a um bom gerenciamento, contemplando nove áreas de conhecimento, que são: integração, escopo,tempo, custos, qualidade, recursos humanos, comunicações, riscos e aquisições. Este guia demonstra que, além da definição de microempresa, deve-se definir o conceito de projeto: “[...] Projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo”.(PMBOK 2004, pag. 5)

2

O projeto sempre tem um início e um fim bem delimitados. Seu fim se dá quando osobjetivos definidos em sua caracterização são alcançados. Um projeto pode ser considerado pequeno quando conta com um baixo número de pessoas envolvidas, por ter pouco tempo de duração e/ou baixo custo. Quanto menor o projeto, maior é a informalidade dos processos que o regem. O gerenciamento de projetos vem se tornando cada vez mais a peça chave da administração das empresas, que têm se dado conta daimportância da organização e do planejamento de um projeto para que este seja bem sucedido. Adotar procedimentos e regras para estas áreas de conhecimento auxilia as empresa (de pequeno, médio ou grande porte) a desenvolver qualquer projeto, seja ele a construção de um grande edifício ou a aquisição de uma nova sede.

2 A necessidade de gestão de projetos em escritórios de arquitetura.

Em...
tracking img