Gestão de projetos administrativos - 2° administração

Páginas: 42 (10471 palavras) Publicado: 16 de novembro de 2011
Matéria: 2011

GESTÃO DE PROJETOS ADMINISTRATIVOS

Prof. José Rota – UNESPAR/FECEA

I. Desenvolvendo a Estratégia de Projeto e Gestão:

Cecília de Figueiredo P. de Mattos – Tecnóloga; Pós-Graduada em Gestão de Projetos/IETEC.

Diariamente, gerentes de projetos no mundo todo, recebem propostas aprovadas, contratos, a missãode definir e conduzir seus projetos com sucesso, etc. Como fazê-lo? De que forma? Como atingir os objetivos do projeto e atender ao interesse de todos? E pensando neste momento com o qual me deparo freqüentemente, selecionei o tema planejamento como a única forma de identificar a melhor estratégia de implementação de projetos.

Buscando a definição do termo "estratégia" encontramos:“Arte de aplicar os meios disponíveis ou explorar condições favoráveis com vista a objetivos específicos'.

Uma vez que o gerente de projeto identificou os objetivos, premissas e restrições do projeto está na hora de iniciar o desenvolvimento da estratégia do projeto, ou seja, reconhecer os meios e recursos que possibilitarão ao gerente do projeto atingir os objetivos desejados portodos. Não é suficiente a escolha de um curso de ação para alcançar objetivos de projeto. Este curso de ação deve ser testado, visando garantir a probabilidade de sucesso. O conjunto de planos, vão esclarecer ao gerente as nuances do projeto, promovendo uma revisão continua de cada plano de forma que ao término do planejamento a estratégia estará claramente definida, com a coerência e coesãonecessárias.

Um plano de projeto bem integrado é a ferramenta primária para coordenação efetiva do trabalho e por localizar e guiar progresso através de iniciativas apropriadas. É um documento fundamental a ser utilizado como referência.
Um bom plano de projeto deve identificar claramente as metas, justificativas, objetivos e abrangência do projeto. Só há uma razão válida para se gastardinheiro com um projeto: ele irá gerar ou economizar mais dinheiro do que o seu custo. Infelizmente, há uma confusão entre o objetivo de um projeto e a sua justificativa. O objetivo de um projeto é uma colocação geral sobre o que o projeto se propõe. Por exemplo: "O objetivo desse projeto é criar um sistema de estoque moderno, on-line e em tempo real que permitirá um gerenciamento melhor de nossosestoques, sempre de acordo com as necessidades dos clientes.". Uma justificativa é uma análise de custos versus benefícios, mostrando que os benefícios são maiores que os custos. Uma justificativa descreve exatamente de onde virão as melhorias ou lucros.

Com um objetivo, a justificativa se torna uma política planejada dentro do projeto. Ela se torna parte do plano de implementação doprojeto e não simplesmente um desejo. Seu trabalho é garantir que as justificativas se tornem metas que a gerencia se responsabiliza em atingir. Alguns gerentes argumentam que justificar projetos não é sua preocupação - uma vez o projeto aprovado, seu trabalho é simplesmente entregar resultados. Mas, entregar resultados significa assegurar que o cliente está satisfeito com os benefícios utilizadospara justificar o projeto. Isto também significa ser capaz de defender o projeto contra cortes de verbas e reavaliar os valores quando o escopo tiver que mudar.

Tudo isso diz respeito a planejamento. O planejamento do projeto inclui planos de implementação, que normalmente prevêem treinamentos, testes em paralelo e eliminação de sistemas existentes. No entanto, para realmenteapresentar resultados, o plano de implementação precisa também incluir em detalhes de como o cliente avaliará os benefícios descritos na justificativa do projeto. Se você não entende a justificativa do projeto, você não será capaz de planejar como o cliente avaliará os benefícios.

Além disso, as condições do negócio, incluindo as gerências, se alteram. Freqüentemente novos executivos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Av 2
  • gestao de projetos unid 2
  • av 2 gestão projeto
  • AV. 2 GESTÃO PROJETOS
  • Gestão de projetos 2
  • ADMINISTRAÇÃO DE GESTÃO DE PROJETOS
  • Administração( gestão de projetos)
  • Gestão de Projetos Ativ UN 2

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!