Gestão de processo - referencia teórico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3235 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
GESTÃO DE PROCESSOS

Como decisões cotidianas de gerentes sustentam – ou destroem – a estratégia da empresa
Joseph L. Bower e Clark G. Gilbert

Referencial Teórico

O mundo dos negócios vive de seletiva escolha de oportunidades que devem ser seguidas ou descartadas. Segundo Bower e Gilbert, o modo como o negócio é conduzido na vida real tem pouca a ver com a estratégia traçada pela matriz.Toda a estratégia ganha corpo quando os gerentes de diversos escalões distribuem as responsabilidades entre seus comandados para atingir os objetivos traçados. E nessa hora é que os altos executivos das companhias necessitam aprender a identificar e a influenciar os gerentes de todos os níveis.

Como e por que surge a estratégia

Muitas vezes um plano estratégico busca simplesmente garantirum lugar ao sol. Foi o que fez Lou Hughes quando buscou garantir um lugar para Opel no mercado da Alemanha Oriental esquivando-se da estratégia determinada pela matriz. Às vezes as informações não chegam como deveriam ou são inexistentes, neste caso, deve-se usar de outros meios para alcançar os seus objetivos. É nessa hora que aparecem os grandes estrategistas com poderio de influenciar toda suacorporação, bem como outros líderes locais.
Conforme cita os autores, Hughes agiu conforme imaginava ser o melhor para sua companhia apesar de divergência entre os planos da Opel e a estratégia empresarial. Sugeriu o comprometimento de recursos e conseguiu aprovação de sua proposta por toda a cúpula da empresa. Neste caso o comprometimento estratégico foi o que imperou, embasada na estruturasorganizacional e nos processos de tomada de decisão.
Apesar do baixo conhecimento sobre o mercado na Alemanha Oriental e de seu poder limitado, Hughes buscava viabilizar a operação neste país através da cooperação e comprometimento de todos os gerentes participantes dessa iniciativa.
Hughes seguia comprometido com a busca de fundo para instalação da fábrica na Alemanha Ocidental apesar das projeçõesde vendas não incluir este país. O jogo político entre líder do país e operários viabilizou verbas para a primeira linha de montagem liberadas pela GM.

Quem está no controle?

Uma estratégia pode ser tomada para transformar uma organização, porém só será bem executada se estiver alinhada com decisões de alocação de recursos tomada em cada nível da organização. Muitas vezes a distribuição depoder entre os diversos postos de trabalho podem produzir alto impacto sobre a estratégia da empresa.
Segundo os autores, gerentes gerais dão à cúpula na matriz um retrato integrado das metas que seu negócio pode atingir hoje e poderia atingir no futuro. Eles devem estar preparados para distinguir até onde o seu poder impera e quando devem ser alçadas algumas decisões.
Por sua vez, gerentesoperacionais devem estar atentos às estratégias das companhias. Porém, eles podem redirecionar a estratégia de forma inovadora.

Bower e Gilbert afirmam que decisões de clientes podem ter papel enorme na formação da estratégia na prática, sobretudo em empresas com um punhado de clientes muito influentes. Apesar da influência dos grandes clientes sobre o negócio, deve-se observar o nicho de mercadoapresentado também pelos pequenos clientes com intuito de preservar a clientela principal e alavancar um novo grupo de clientes.

O mercado de capitais influencia diretamente a direção da empresa. A pressão por lucro pode levar as empresas a adotarem estratégias equivocadas em busca de melhores resultados.

Não desista
Os controles de alocação de recursos devem ser estabelecidos pela altacúpula. Ela é a responsável em entender e implementar um modelo de gestão alinhada ao seu estilo.
Abaixo as seis saídas para entender melhor o processo de alocação de recursos e direcionar a estratégia da empresa, segundo Bower e Gilbert.

1. Entenda aqueles que assinam as propostas a você submetidas
Ter a capacidade de julgar e entender o julgamento de seus superiores é em muitas vezes mais...
tracking img