Gestão de pessoas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 59 (14653 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNC – UNIVERSIDADE DO CONTESTADO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINA: GESTÃO DE PESSOAS II

PROFESSORA: EMANUELLE CLASEN OLIVO

CAPÍTULO 1

RECRUTAMENTO DE PESSOAS

Mercado de Trabalho

Mercado significa o espaço de transações, o contexto de trocas e intercâmbios entre aqueles que oferecem um produto ou serviço e aqueles que procuram um produto ou serviço. O mecanismo de oferta eprocura é a característica principal de todo o mercado. O mercado de trabalho é composto pelas ofertas de oportunidades de trabalho oferecidas pelas diversas organizações. O mercado de trabalho é condicionado por inúmeros fatores como: o crescimento econômico, a natureza e qualidade dos postos de trabalho, a produtividade e a inserção no mercado internacional.
Nas duas eras industriais,industrialização clássica e neoclássica, a composição do emprego era estável e permanente. Na era da informação, a mobilidade dos empregados cresceu assustadoramente com a migração do emprego da indústria para o setor de serviços, do assalariamento legal para o ilegal, do emprego industrial metropolitano para o não metropolitano, sem falar no aumento do trabalho autônomo. Em paralelo, cresceu a exigência dequalificação dos trabalhadores em todos os setores. Por isso, os esforços de formação e requalificação profissional tornam-se fundamentais.

Recrutamento de Pessoal

A gestão de cargos e salários da organização constitui-se numa atividade que precede ao recrutamento e que lhe dá conteúdo e sustentação. Recrutar bem só é possível se a empresa dispuser de uma estrutura de cargos e saláriosatualizada, enxuta e dinâmica.
O recrutamento é um processo de duas mãos: ele comunica e divulga oportunidades de emprego, ao mesmo tempo em que atrai os candidatos para o processo seletivo.

Conceito de Recrutamento

É um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização. É basicamente um sistema deinformação através do qual a organização divulga e oferece ao mercado de recursos humanos oportunidades de emprego que pretende preencher.

Recrutamento Interno e Recrutamento Externo

O recrutamento interno atua sobre os candidatos que estão trabalhando dentro da organização – isto é, funcionários – para promove-los ou transferi-los para outras atividades mais complexas ou mais motivadoras.
Orecrutamento externo focaliza os candidatos fora da organização, para submete-los ao seu processo de seleção de pessoal.

Prós e Contras do Recrutamento Interno

Prós

1. Aproveita melhor o potencial humano da organização,
2. Motiva e encoraja o desenvolvimento profissional dos atuais funcionários,
3. Incentiva a permanência dos funcionários e a sua fidelidade à organização,4. Ideal para situações de estabilidade e pouca mudança ambiental,
5. Não requer socialização organizacional de novos membros,
6. Probabilidade de uma melhor seleção, pois os candidatos são bem conhecidos,
7. Custa financeiramente menos do que fazer recrutamento externo.

Contras

1. Pode bloquear a entrada de novas idéias, experiências e expectativas,
2. Facilita oconservantismo e favorece a rotina atual,
3. Mantém quase inalterado o atual patrimônio humano da organização,
4. Ideal para empresas burocráticas e mecanísticas,
5. Mantém e conserva a cultura organizacional existente,
6. Funciona como um sistema fechado de reciclagem contínua.

Técnicas de Recrutamento Externo

O recrutamento externo utiliza verias e diferentes técnicas parainfluenciar e atrair candidatos. Trata-se de escolher os meios mais adequados para ir até o candidato desejado e atraí-lo para a organização.
O processo de recrutamento culmina com o candidato preenchendo a sua proposta de emprego ou apresentando seu curriculum vitae à organização. O recrutamento de vê ser uma atividade contínua e ininterrupta.

Prós e Contras do Recrutamento Externo

Prós

1....
tracking img