Gestão de pessoas

Páginas: 5 (1092 palavras) Publicado: 11 de outubro de 2011
[pic]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 5

REFERÊNCIAS 6

INTRODUÇÃO

O trabalho proposto vem apresentar a importância das disciplinas: Teorias da Administração, Relações Interpessoais, Tecnologia e Desenvolvimento Humano e Análise Econômica Social, para a formação do Gestor de Recursos Humanos. Mostraremos as novas características e o novoperfil dessa área da Administração de Recursos Humanos que é totalmente diferente de sua tradicional configuração.
Quando estudamos Relações Interpessoais significa ter como objetivo desenvolver inteligência interpessoal, compreendendo como lidar melhor com as pessoas já que os conflitos são inerentes aos seres humanos e interferem nos relacionamentos.
Portanto, a Gestãode pessoas tem sido a responsável pela excelência das organizações bem- sucedidas. Com a globalização dos negócios, o desenvolvimento tecnológico, o forte impacto da mudança e o intenso movimento pela qualidade e produtividade, surge uma eloqüente constatação na maioria das organizações: o grande diferencial, a principal vantagem competitiva das empresas decorre das pessoas que nelas trabalham.DESENVOLVIMENTO

A Visão que se tem hoje da Administração é totalmente diferente de sua tradicional configuração, muita coisa mudou.
No decorrer do século XX, as organizações passaram por três fases distintas: a era da industrialização clássica, industrialização neoclássica e era da informação.
De acordo com Chiavenato, (2008) a era da industrializaçãoClássica foi no período de 1900 e 1950. Nesse período, a estrutura organizacional foi caracterizada pelo formato piramidal e centralizador, modelo burocrático, centralização das decisões no topo, estabelecimento de regras e regulamentos internos para disciplinar e padronizar o comportamento dos participantes. As pessoas eram consideradas recursos de produção, juntamente com outros recursosorganizacionais, como máquinas, equipamentos. A administração das pessoas era tradicionalmente denominada Relações Industriais.
Era da industrialização Neoclássica durou de 1950 a 1990. Teve seu início com o final da Segunda Guerra Mundial Foi quando as mudanças passaram a ser mais rápidas mais intensas. A competição entre as empresas ficou mais acentuada. Sendo assim o velho modeloutilizado na industrialização clássica se tornou inflexível e vagaroso demais para acompanhar as mudanças que ocorriam no ambiente. Foi adotada uma nova visão de Administração de Recursos Humanos. A tecnologia passou por um incrível e intenso desenvolvimento e começou a influenciar poderosamente a vida nas organizações e as pessoas que dela participavam. O mundo continuava mudando.
SegundoChiavenato (2008), Em muitas organizações, falava-se até pouco tempo em relações industriais. Uma visão burocratizada que vem desde o final da Revolução Industrial e que encontrou seu auge na década de 1950. Em outras organizações, fala-se em administração de recursos humanos, em uma visão mais dinâmica que predominou até 1990. Em algumas outras organizações mais sofisticadas, fala-se agora emadministração de pessoas, com uma abordagem que tende a personalizar as pessoas como seres humanos, dotados de habilidades e capacidades intelectuais. No entanto, a tendência que hoje se verifica está voltada para mais além: fala-se hoje em administração com as pessoas. Administrar com as pessoas significa tocar a organização juntamente com os colaboradores e parceiros.
Era dainformação é o período que começou no início da década de 1990. È a época em que estamos vivendo atualmente.
Desde a revolução industrial a tecnologia tem trazido resultados que provocaram impacto no processo produtivo das organizações. Neste contínuo processo de evolução e inovação podemos concluir que a tecnologia move o mundo é impossível...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Recompensando Pessoas
  • Gestão de Pessoas
  • GESTÃO DE PESSOAS
  • Gestão de pessoas
  • Gestão de Pessoas
  • Gestao de pessoa
  • Gestao de pessoas
  • Gestao de pessoas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!