Gestão de pessoas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3420 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO

ACMET SLEMAN
CLEVERSON ADAM
MARCOS RODRIGO FRONER CEZAR
SUELEN CRISTINA DE OLIVEIRA FEDERISSE

PRODUÇÃO TEXTUAL

Carazinho/RS
2010

ACMET SLEMAN
CLEVERSON ADAM
MARCOS RODRIGO FRONER CEZAR
SUELEN CRISTINA DE OLIVEIRA FEDERISSE

PRODUÇÃO TEXTUAL

Trabalhoapresentado ao Curso Administração Bacharelado da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Gestão de Pessoas II.

Orientadores: Prof. Elisete Alice Zampronio de Oliveira

Carazinho/RS
2010
Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas

Treinar e desenvolver pessoas são conceitos muito próximos, pois seus métodos de aprendizagem são muito similares, o quediferencia um do outro é a questão do tempo, pois o treinamento é orientado para o presente, foca o cargo atual, busca preparar o funcionário para resultados imediatos de desempenho, ao passo que o desenvolvimento é um processo mais longo, preparando o indivíduo para ocupar cargos futuros na empresa ou para adquirir novas competências necessárias para os desafios e estratégias da empresa.
Apalavra treinamento envolve muitos significados. Alguns especialistas em ARH consideram o treinamento como um meio para desenvolver a força de trabalho a partir dos cargos envolvidos. Outros interpretam mais amplamente, considerando o treinamento como um meio para um adequado desempenho no cargo e estendo o conceito para uma nivelação intelectual por meio da educação geral.

Treinamento
Otreinamento é um processo educacional de curto prazo que utiliza procedimentos sistemáticos e organizados pelos quais as pessoas de nível não gerencial aprendem conhecimentos e habilidades técnicas para um propósito definido.
Por outro lado, o desenvolvimento é um processo educacional de longo prazo que utiliza procedimento sistemático e organizado pelo qual o pessoal gerencial aprende conhecimentosconceptuais e teóricos para propósitos genéricos. Assim, treinamento e desenvolvimento diferem em quatro sentidos:
1) O que é aprendido;
2) Como é aprendido;
3) Como a aprendizagem ocorre;
4) Quando a aprendizagem ocorre.
Cada vez mais o treinamento está se restringindo unicamente à instrução de operações técnicas e mecânicas, enquanto o desenvolvimento se refere mais aos conceitos educacionaisfilosóficos e conceituais. O treinamento é projetado para as pessoas de nível não gerencial, enquanto o desenvolvimento objetiva as pessoas de nível gerencial. Os cursos de treinamento são projetados para o curto prazo, em função de um propósito definido e específico, como operação de uma máquina ou execução de uma determinada atividade, enquanto o desenvolvimento envolve uma educação mais amplapara propósitos genéricos e de longo prazo.

Conceituação de Treinamento

Treinamento consiste em um processo educacional que é aplicado de maneira sistemática e organizada pelo qual as pessoas adquirem conhecimentos atitudes e habilidades em função de objetivos definidos. No sentido usado em administração, treinamento envolve a transmissão de conhecimentos específicos relativos ao trabalho,atitudes frente a aspectos da organização da tarefa e do ambiente, e desenvolvimento de habilidades. Qualquer tarefa quer seja complexa ou simples, envolve necessariamente esses três aspectos.
Em outras palavras e num sentido mais amplo, o treinamento é um esforço dirigido no sentido de equipe, com a finalidade de fazer a mesma atingir os objetivos da empresa da maneira mais econômica possível.Nesse sentido, o treinamento não é despesa, mas um investimento precioso cujo retorno é altamente compensador para a organização desde que focado em objetivos bem definidos e que traga os resultados esperados.
O conteúdo do treinamento pode envolver quatro tipos de mudança de comportamento:
1 - Transmissão de informação: o elemento essencial em muitos programas de treinamento é o conteúdo,...
tracking img