Gestão de pessoas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1204 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Apresentação
A sociedade busca uma Justiça mais célere, capaz de resolver questões cada vez mais complexas. Neste sentido, espera-se das instituições, o desenvolvimento e utilização de instrumentos de gestão que garantam uma resposta eficaz. Esse cenário impõe a necessidade de contar com profissionais altamente capacitados, aptos a fazer frente às ameaças e oportunidades, propondo mudanças quepossam atender as demandas do cidadão. A partir desse raciocínio é possível visualizar a gestão de pessoas por competências.
A gestão de pessoas por competências consiste em planejar, captar, desenvolver e avaliar, nos diferentes níveis da organização (individual, grupal e organizacional), as competências necessárias à consecução dos objetivos institucionais.
Para a Justiça Federal foi adotado oconceito de competência como a combinação sinérgica de conhecimentos, habilidades e atitudes, expressas pelo desempenho profissional, que agreguem valor à pessoa e à organização.
O modelo de gestão de pessoas por competências tem como diretriz a busca pelo autodesenvolvimento e possibilita um diagnóstico capaz de investigar as reais necessidades apresentadas no contexto de trabalho, bem comoaquelas necessárias ao atingimento dos desafios estratégicos da organização.
As competências classificam-se em:
a) humanas (ou individuais), quando constituírem atributos de indivíduos; e
b) organizacionais (ou institucionais), quando representarem propriedades da organização como um todo ou de suas unidades produtivas.
As competências humanas ou individuais serão classificadas como:
a)fundamentais, aquelas que descrevem comportamentos desejados de todos os servidores;
b) gerenciais, que descrevem comportamentos desejados de todos os servidores que exercem funções gerenciais; e
c) específicas, aquelas que descrevem comportamentos esperados apenas de grupos específicos de servidores, em razão da área ou unidade em que eles atuam.
A adoção do método de diagnóstico com base no modelode gestão de pessoas por competências requer, em primeiro lugar, a definição do dicionário de competências que será utilizado como referência do processo - o dicionário de competências fundamentais, válidas para todos os servidores da Justiça Federal, e gerenciais, que são específicas daqueles que ocupam função de gestão.
Há um terceiro grupo, as competências específicas, referentes aos diversossistemas técnicos, tais como gestão de pessoas, de material, informática, assuntos judiciários, entre outros. Estas competências, ao contrário das outras duas, variam de um sistema para o outro e precisam de uma aproximação maior dos processos de trabalho para serem mapeadas. Estas serão definidas durante os dois anos de implementação do Programa.

Histórico
O Programa de Gestão de Pessoaspor Competências vem sendo desenvolvido pelas áreas de T&D do Conselho e da Justiça Federal desde 2000, e ao longo desses anos tem sido analisado, repensado e aprimorado por técnicos dessas unidades, com assessoria de especialistas no tema, num trabalho incansável para transformá-lo em ferramenta de gestão propulsora do desenvolvimento organizacional.
O programa foi construído de forma a garantiradaptações às diversas realidades da Justiça Federal, permitindo a transição gradual de sistemas e processos de capacitação e desenvolvimento à medida que essa nova abordagem for revelando os benefícios que pode gerar para as pessoas e para a organização.

Avaliação de gestores
Para iniciar o Programa, o foco será nos gestores. Assim prevê-se o diagnóstico por competências, utilizando-se ascompetências fundamentais e as gerenciais.
A implantação do diagnóstico de acordo com o modelo de gestão por competências deverá ocorrer priorizando o desenvolvimento.
A efetividade do diagnóstico dependerá da adesão das pessoas-chave da organização, da coordenação dos profissionais de Treinamento e Desenvolvimento e dos gestores seguirem as seguintes etapas:
. reunião preparatória com...
tracking img