Gestão de pessoas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (496 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
AS PRINCIPAIS MUDANÇAS DA ÁREA DE GESTÃO DE PESSOAS

Fischer (2002) ressalta que “para diferentes contextos históricos ou setoriais, encontram-se diferentes modalidades de gestão”. O autorressalta a importância dos fatores sociais, culturais, econômicos e organizacionais que influenciam a gestão de modo geral e, consequentimente, a gestão de pessoas.

No início do século XX surgia oprimeiro modelo de gestão, as Relações Industriais, que atuavam como mediadora entre as pessoas e as organizações, visando minimizar os conflitos entre os objetivos organizacionais. A área surgiu danecessidade de controlar as pessoas que trabalhavam na organização, inicialmente em aspectos muito simples como horas de trabalhos, faltas e salários.

Na década de 50, a Administração de Pessoal tinha afunção de administrar as pessoas de acordo com a legislação trabalhista vigente. Batelman e Snell (1999) oferecem uma visão desta fase: “... o trabalho de RH era manter suas empresas fora dos tribunaise estar de acordo com o número cada vez maior de regulamentações que governavam o local de trabalho.”

Na década de 70, as pessoas foram reconhecidas com recursos da organização e passaram a seradministradas pela organização ou por um órgão central de Recursos Humanos. É nesta época que se reforça que o RH deve agir de modo pró-ativo e não reativo. Fischer (2002) coloca que “não é mais amotivação genérica que o modelo deve buscar. Indivíduos motivados, satisfeitos e bem atendidos em suas necessidades estão prontos para atuar, mas isso pode não significar absolutamente nada para asdiretrizes estratégicas da empresa.”

A partir da década de 90, pessoas são consideradas como um poderoso ativo que impulsiona a competitividade organizacional. Passa-se a fazer a gestão com as pessoas. Naqual destacam-se três aspectos fundamentais:
* As pessoas são diferentes entre si;
* As pessoas são elementos vivos;
* As pessoas são os parceiros da organização.

David Ulrich...
tracking img