Gestão de pessoas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1305 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TEXTO
Como todos os trabalhos científicos, a organização do texto deve obedecer a uma sequência, ou seja, Introdução, Desenvolvimento e Conclusão, dividindo-se em capítulos conforme a natureza do assunto. Utiliza-se comumente a seguinte estrutura :
INTRODUÇÃO
Nesta primeira parte do texto o autor deve incluir:
apresentação geral do assunto do trabalho; definição sucinta e objetivo do temaabordado; justificativa sobre a escolha do tema e métodos empregados; delimitação precisa das fronteiras da pesquisa em relação ao campo e períodos abrangidos; esclarecimentos sobre o ponto de vista sob o qual o assunto será tratado; relacionamento do trabalho com outros da mesma área; objetivos e finalidades da pesquisa, com especificação dos aspectos que serão ou não abordados; a proposição poderáser apresentada em capítulo à parte.
REVISÃO DE LITERATURA
É a apresentação do histórico e evolução científica do aspecto do trabalho, através da citação e de comentários sobre a literatura considerada relevante e que serviu de base à investigação. Todos os autores citados na revisão de literatura ou em qualquer das partes do trabalho deverão constar da listagem final das ReferênciasBibliográficas.
MATERIAL E MÉTODO
É a descrição precisa dos métodos, materiais e equipamentos utilizados, de modo a permitir a repetição dos ensaios por outros pesquisadores. Técnicas e equipamentos novos devem ser descritos com detalhes; entretanto, se os métodos empregados já forem conhecidos, será suficiente a citação de seu autor. A especificação e origem do material utilizado poderá ser feita nopróprio texto ou em nota de rodapé. Os testes estatísticos empregados e o nível de significância adotado também devem ser referidos neste capítulo.
RESULTADOS
É a apresentação, em ordem lógica, dos resultados obtidos, sem interpretações pessoais. Podem ser acompanhados por gráficos, tabelas, mapas e figuras.
DISCUSSÃO
Neste capítulo, os resultados da pesquisa são analisados e comparados com os jáexistentes sobre o assunto na literatura citada. São discutidas suas possíveis implicações, significados e razões para concordância ou discordância com outros autores. A discussão deve fornecer elementos para as conclusões.
CONCLUSÕES
Devem ser fundamentadas nos resultados e na discussão, contendo deduções lógicas e correspondentes, em número igual ou superior aos objetivos propostos. Refere-se àintrodução, fechando-se sobre o início do trabalho
ANEXOS E APÊNDICES
Anexos são partes integrantes do texto, mas destacados deste para evitar descontinuidade na sequência lógica das idéias. Constituem suportes elucidativos e ilustrativos para a compreensão do texto. Apêndices constituem suportes elucidativos e ilustrativos, porém não essenciais à compreensão do texto. Quando existe anecessidade, no trabalho, de vários anexos ou apêndices, cada um deles deve ter no alto da página a indicação em letras maiúsculas , seguido do número correspondente em algarismo arábico. No texto devem ser citados entre parênteses.
Alto da página - ANEXO 3 ou APÊNDICE 3
No texto - (ANEXO 3) ou (APÊNDICE 3)
GLOSSÁRIO (OPCIONAL)
Lista de palavras pouco conhecidas, de sentido obscuro ou de uso muitorestrito, acompanhadas de definição.
GLOSSÁRIO
AUTOR - Pessoa a quem cabe a responsabilidade principal pela criação do conteúdo intelectual ou artístico de uma obra.
CITAÇÃO - Menção de uma informação obtida em outra fonte.
NOTAS DE RODAPÉ - Anotações colocadas ao pé da página, com a finalidade de transmitir informações que não foram incluídas no texto.
RESENHA - Síntese ou comentário sobreuma obra científica, literária, etc. Pode limitar-se a uma exposição objetiva do texto resenhado ou tecer comentários úteis e interpretativos. Em geral é realizada por um especialista que domina o assunto.
RESUMO - Apresentação concisa dos pontos relevantes
de um texto.
FIGURA 11 - Glossário.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
São o conjunto de elementos que permitem a identificação, no todo...
tracking img