Gestão de pessoas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1392 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Quais lições podemos aprender com esta velha história?
Apesar do trabalho continuar sendo o centro da vida da maioria das pessoas, é crescente o número de trabalhadores que não reconhecem a esfera profissional como um espaço de realização, de reconhecimento, de poder ser útil à sociedade. Existe uma minoria de trabalhadores atuando em funções que permitem envolvimento e identificação. Há narealidade, um grande grupo que trabalha apenas por necessidade financeira, que trocaria facilmente de atividade profissional. Para esse grupo, o trabalho não é um fim em si mesmo, é exclusivamente um meio para alcançar outros objetivos.
O trabalho precisa estar integrado à vida, ter um sentido, não pode se restringir a ser um meio de sobrevivência. O indivíduo precisa vislumbrar a possibilidade derealização dos seus planos e projetos, desvinculados do mero acesso a bens materiais e suas simbologias. Uma atividade profissional que incorpora um significado intrínseco, que tem valor por si mesma, ajudará na construção de uma nova sociabilidade, marcada por valores éticos. No entanto, isto também exige uma outra antítese das condições atuais, isto é, trabalho para todos.
Constata-se, portanto,que o trabalho apresenta duas perspectivas distintas. A primeira referente a um caráter negativo; e a segunda a uma dimensão positiva. Em alguns momentos representa castigo divino, punição, fardo, incômodo, carga, algo esgotante para quem o realiza. Em outros, espaço de criação, realização, crescimento pessoal, possibilidade de o homem construir a si mesmo e marcar sua existência no mundo.

Porque eu estou trabalhando?
Por que é o trabalho que determina nossas relações sociais, nosso modo de vida em geral. Nem sempre trabalhamos o quanto queremos, nem o quanto precisamos para suprir nossas necessidades. Além disso, muitas vezes, o trabalho acaba interferindo de modo negativo em nossa qualidade de vida.
Trabalho é a essência da vida. Todos o fazemos, quer tenhamos um salário ou não. Éo que nos mantém vivos e o que nos faz seguir adiante. Não existe trabalho insignificante. Todo trabalho é importante. O valor do nosso trabalho é afetado não pelo que fazemos, mas pelo esforço que dedicamos a ele.
Nossa sobrevivência, nossa independência e autonomia. Tudo que conquistamos (casa, estudo, carro, viagens, etc ...) foi por intermédio do nosso trabalho. Trabalho=Labor-sinônimo deauto Sustento e prosperidade. "O trabalho enobrece o individuo." O trabalho em si é uma LEI do progresso, seja em que sentido for, se estamos usando o nosso tempo de uma forma útil estamos trabalhando, seja pensando ou com nossas mãos, dando atenção a alguém, até no lazer estamos trabalhando, afim de sermos mais produtivos e felizes, quando formos desempenhar o que nos dá o ganho na vida.
Todas aspessoas no mundo devem ter direito a ter um trabalho que lhes permita usufruir de uma vida digna, isto é, satisfazer necessidades essenciais. O emprego é uma forma crucial de atingir este objetivo.

Trabalhar é uma de nossas principais atividades, pois exige de nós um importante investimento de energia e tempo para sua realização. Seja motivado pela realização pessoal ou necessidade financeira,hoje é inquestionável o importante espaço que o trabalho ocupa em nossas vidas. A motivação para enfrentar os desafios que sempre encontraremos em nosso trabalho está muito relacionada com o sentido que a profissão que escolhemos e o ato em si de trabalhar têm para nós.

O bom trabalho é aquele ao qual o trabalhador confere certo grau de importância. Para adquirir controle sobre nossa própriahumanidade, precisamos ver e entender o sentido de nossa vida. O sentido não pode vir do trabalho para o trabalhador; é preciso que vá dele para o trabalho. O sentido e a importância residem na interpretação que o trabalhador dá a seu trabalho.

Qual o significado do meu trabalho?

Para que tenha algum significado em nossas vidas, o trabalho de alguém tem de se encaixar de alguma forma nesta...
tracking img