Gestão de pessoas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (650 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Da confrontação à cooperação

Em 1997, Michael G. Morris era o novo presidente e CEO da Northeast Utilities (NU), empresa de eletricidade que faz parte da lista da Fortune 500. A NU estavaatravessando tempos difíceis. O desempenho financeiro da empresa era medíocre e o moral dos empregados estava mais baixo do que nunca. Pior de tudo, a gigante de energia estava sob inquérito criminal federalpela violação de normas da Agência Regulatória Nuclear e da Agência de Proteção Ambiental na operação de sua usina de energia nuclear de Millstone. Tendo aparecido na capa da revista Time duas vezes,como delinquente ambiental, a empresa tinha a reputação de ser beligerante e combativa com as agências reguladoras, tom que havia sido imposto pelo antecessor de Morris, durante seu longo mandato, nadireção da NU.
A primeira reunião interna, quatro dias depois de sua chegada à empresa, ocorreu no auditório principal. Quatrocentos empregados compareceram ao evento, na expectativa de quereceberiam informações rotineiras sobre a situação legal da empresa. O próprio CEO, para surpresa geral, abriu o evento.
“Acabei de sair de uma reunião com o procurador-geral de Connecticut”, disse Morris.“Ele me informou que alguns de seus procuradores estavam tentando obter documentos da nossa empresa, referentes à investigação. Um de nossos advogados internos, ao receber o pedido de fornecimento dessadocumentação, informou à vice-procuradora-geral que não pretendia fazer o trabalho dela e que ela poderia obter cópias desses documentos nos arquivos da Agência de Proteção Ambiental, que, caso nãosoubesse, situava-se em Washington, D.C.”
Ouviram-se alguns risos sarcásticos na sala, mas Morris nem sequer esboçou o mais tênue sorriso. Ao contrario, fez uma pausa e olhou firme para a platéia.Todos ficaram no mais absoluto silêncio. Finalmente, continuou. ”Na próxima vez em que alguém desta empresa desrespeitar algum servidor de qualquer órgão público ou dificultar o seu trabalho”,...
tracking img