Gestão de pessoas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1466 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO SUPERIOR DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

CARLA DOS SANTOS
DANIEL ALEXANDRE VIEIRA BASSUALDO
GILBERTO INACIO BOCALON
NERI PAULO DO NASCIMENTO
ORVANDO DREHMER

gestão de pessoas

Gramado
2010
carla dos santos
DANIEL ALEXANDRE VIEIRA BASSUALDO
GILBERTO INACIO BOCALON
NERI PAULO DO NASCIMENTO
ORVANDO DREHMER

gestão de pessoasTrabalho apresentado ao Curso Superior de Bacharelado em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Seminário V.

Orientadora: Profª Larissa Zamarian Ducci

Gramado
2010

sumário

1Introdução.........................................................................................................3
2 Desenvolvimento ...........................................................................................4
3 Conclusão..........................................................................................................8

4 Referências........................................................................................................9

INTRODUÇÃOAbordamos a Gestão por Competência como tema principal de nosso trabalho acadêmico e, para isto pesquisamos na extensa bibliografia encontrada, sem contudo afastarmos do enfoque exigido pela orientadora, que é a abordagem do modelo de gestão dentro da estratégia das empresas.
O Brasil está vivenciando um cenario de muita espectativa e de crescimento jamais visto em toda suahistória, por isso o modelo de gestão por competência a ser adotado deve ser fortemente integrado com os processos-chave das organizações, principalmente com o planejamento estratégico.
Portanto é administrando estrategicamente as pessoas que podemos ter um comportamento orientado dos funcionários de uma organização.
Para desenvolver competências do ambiente interno deuma empresa podemos lançar mão de inúmeras ferramentas, mas primeiro devemos identificar quais competências estão neste ambiente, se estão ascessíveis ou não, e dái buscá-los para serem trabalhados.

DESENVOLVIMENTO

Na época da Revolução Industrial, quando começaram a surgir as primeiras empresas a preocupação dos empresários era produzir com os menores custos possíveis. Otrabalhador selecionado tinha de ser o melhor e ao menor custos possíveis. Eram pessoas com poucas habilidades, o que também não era muito exigido. O que era exigido que soubessem fazer uma tarefa única, pois praticamente não se envolviam nas decisões. Não precisavam pensar. Era a forma de gestão precisava saber e tinha de saber fazer,executar tarefas. O responsável pela escolha e contratação dosfuncionários era o Departamento de Recursos Humanos das fábricas ou industrias.
Com o surgimento cada vez mais de industrias novas, a concorrência aumentava. Outro fator que aumentava a concorrência era as evoluções tecnológicas. Todas estas mudanças foram criando um novo ambiente dentro das empresas. O mundo tornando-se cada vez mais globalizado criou um novo cenário mundial. O novocenário criado com a globalização, criou um novo ambiente empresarial exigindo que as empresas avançassem e inoassem tecnologicamente. Com isso, a forma de gestão de pessoas antiga e tradicional foi perdendo sua força. Todos esses acontecimentos fizeram com que o mercado se tornassem acirrado e competitivo. Esta competitividade modificou os ambientes internos e externos da empresas, exigindo mudanças erespostas rápidas para tornarem-se competitivas dentro do ambiente ou cenário em que estão inseridas.
Uma importante mudança que as empresas tiveram que fazer foi em relação à gestão de pessoas. Para maximizar os seus resultados e lucros e ser competente dentro do seu abiente mercadológico, as empresas ao selecionar o colaboador, têm de perscrutar a sua formação e experiencia...
tracking img