Gestão de pessoas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4379 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[

GESTÃO DE PESSOAS

IVI FERREIRA DE SOUZA LEMES

GESTÃO DE PESSOAS

Trabalho apresentado ao curso de Bacharelado em Administração – Sistema Presencial Conectado da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Gestão de Pessoas
Orientador: Profª Elisete Alice Zanpronio de Oliveira

Bandeirantes

2010Introdução

Esta pesquisa pretende mostrar um pouco sobre Gestão de Pessoas, um assunto tão em evidência: os conflitos que surgem quando há interação entre pessoas, sejam eles de idéias ou de relacionamentos.

O elemento básico são as pessoas, cujas interações compõem a organização, a condição necessária para a existência de uma organização é a interação entre as pessoas. Opróprio sucesso, ou insucesso, das organizações é determinado pela qualidade das interações entre seus membros. Sem as organizações e sem as pessoas que nelas atuam não haveria administração de recursos humanos. A Administração de Recursos Humanos (ARH) é uma especialidade que surgiu com o crescimento das organizações e com a complexidade das tarefas organizacionais.

Para CHIAVENATO(2006), a administração de recursos humanos (ARH) funciona em um conjunto de organizações e de pessoas. Administrar pessoas significa lidar com pessoas que participam de organizações. Mais do que isto, significa administrar com as pessoas. Fazer de cada pessoa um verdadeiro administrador de suas funções dentro da organização, em qualquer nível em que esteja situada ou em qualquer atividade que devaexecutar. Assim, organizações e pessoas constituem a base fundamental na qual funciona a ARH.

Este departamento tem sido um agente de transformação numa organização oferecendo mudanças e sustentação na implementação, será demonstrado neste trabalho: treinamento e desenvolvimento de pessoa, recrutamento e seleção, remuneração por competência e por habilidade

1 Gestão de PessoasA busca constante por processo de gestão de pessoas faz parte da organização que visa cada vez mais à satisfação de seus funcionários para que, motivados, executem suas tarefas com eficiência e eficácia. Este tipo de gestão permite que as empresas satisfaçam às necessidades dos funcionários e ao mesmo tempo reorganizem processos que demandam tempo e mão-de-obra.

Para Chiavenato(1994), existe uma grande diferença entre gerenciar pessoas e gerenciar com pessoas. No primeiro caso, as pessoas são o objeto da gerência, são guiadas e controladas para alcançar determinados objetivos. No segundo caso, as mesmas são o sujeito ativo da gerência, são elas que guiam e controlam para atingir os objetivos da organização e os objetivos pessoais.

1. Processos de gestão de pessoasDe acordo com Universia (2005), as questões sobre gestão de pessoas são extremamente importantes. O fato de toda a organização estar baseada em pessoas mostra o quanto é importante à área de recursos humanos. São as pessoas que definem metas de vendas, planejam e vendem produtos, e a forma de administrar essas pessoas influencia de total maneira no desempenho geral da organização. Ogrande desafio das empresas de hoje é administrar bem seus recursos humanos, pois são as pessoas que obtém e mantêm vantagens competitivas, é preciso saber como selecionar e desenvolver líderes, como atender melhor os clientes, como recompensar o bom desempenho, como controlar os custos de mão de obra e ao mesmo tempo manter um tratamento justo aos empregados. Ainda destaca que deve ser feito um bomdiagnóstico sobre gestão de pessoas na organização. Um levantamento das condições organizacionais que são enfrentadas; planejar os objetivos na área de gestão de pessoas juntamente com os objetivos da organização; avaliar os resultados constantemente. O processo de gestão de pessoas envolve: Processo de Provisão, Processo de Aplicação, Processo de Manutenção, Processo de Desenvolvimento e Processo...
tracking img