Gestão de pessoas

INTRODUÇÃO
“Conjunto de políticas e praticas que permite a conciliação de expectativas entre a organização e as pessoas, para que ambas possam realizá-las ao longo do tempo” essa é a definição paraGestão de Pessoas segundo Dutra.
A gestão de pessoas é uma ferramenta essencial dentro de qualquer empresa, a final de contas os resultados obtidos pela organização depende da produtividade de seuscolaboradores – pessoas.
Esse conjunto de empregados ou colaboradores dentro de uma organização é chamado recursos humanos, mas esse nome também pode ser usado para designar o departamentoresponsável pela administração de pessoas.
O departamento de RH (recursos humanos) tem por objetivo principal intermediar os interesses entre empregado e empregador combinando as necessidades individuais decada colaborador com os da organização.
Dentro desse contexto a gestão de pessoas tem por finalidade gerir e nortear os colaboradores em direção aos objetivos da empresa. Cada organização deve criar suadiretriz através do desenvolvimento de sua MISSÃO e VISÃO, através desse indicador temos um perfil de atuação da empresa e o perfil do colaborador ideal. Por exemplo, uma empresa que desenvolvesoftwares para internet tem por Missão desenvolver programas que facilitem o acesso a informações dando ao seu cliente mais comodidade e rapidez ao efetuar suas atividades do dia a dai, sua Visão étornar-se destaque no mercado em que atua, levando a acessibilidade de informação para todos. Logo essa empresa precisará de funcionários criativos e flexíveis, pois essa empresa busca o desenvolvimentoconstante.
A gestão de pessoas é uma atividade que exige muito dos profissionais da área por sua complexidade. Entre as principais atividades do analista de recursos humanos está à descrição de cargo,recrutar e selecionar, fazer admissão, elaborar organogramas, preparar e elaborar treinamento, administrar benefícios e serviços, fazer avaliação de desempenho, elaborar folha de pagamento, manter...
tracking img