Gestão de pessoas

Páginas: 27 (6545 palavras) Publicado: 21 de abril de 2011
Gestão de Pessoas

Segundo Antônio Carlos Gil (2008), Gestão de pesssoas é a função gerencial que visa à cooperação das pessoas que atuam nas organizações para o alcance dos objetivos tanto organizacionais quanto individuais. Constitui, a rigor, uma evolução das áreas designadas no passado como Administração de Pessoal, Relações Industriais e Administração de Recursos Humanos. Essaexpressão aparece no final do século XX e guarda similaridade com outras que também vêm polarizando-se, tais como Gestão de Talentos, Gestão de Parceiros e Gestão do Capital Humano.
A expressão Gestão de Pessoas visa substituir Administração de Recursos Humanos, que, ainda mais, é a mais comum entre todas as expressões utilizadas nos tempos atuais para designar os modos de lidar com aspessoas nas organizações. Os argumentos em prol dessa mudança de nomenclatura ressaltam que o termo Administração de Recursos Humanos é muito restritivo, pois implica a percepção das pessoas que trabalham numa organização apenas como recursos, ao lado dos recursos materiais e financeiros. Por isso mesmo, alguns autores, adeptos da Gestão de pessoas, procuram designar as pessoas que trabalham nasorganizações não mais como empregados ou funcionários, mas como cooperadores ou parceiros.
Parece razoável admitir, com base na análise dos processos gerenciais desenvolvidos no passado, que a adoção deste ou de qualquer outro nome, por si só, não indica o que de fato as organizações fazem ou querem fazer. No entanto, esse termo reflete uma concepção acerca das pessoas e das organizaçõesque poderá ser compreendida de forma melhor mediante o estudo da evolução histórica do processo de gestão de pessoas.
Segundo Idalberto chiavenato (2008), no seu trabalho, cada administrador – seja ele um diretor, gerente, chefe ou supervisor – desempenha as quatro funções administrativas que constituem o processo administrativo, a saber: planejar, organizar, dirigir e controlar. AGestão de Pessoas procura ajudar o administrador a desempenhar todas essas funções porque ele não realiza seu trabalho sozinho, mas através das pessoas que formam sua equipe. É com sua equipe de subordinados que o administrador executa as tarefas e alcança metas e objetivos.
• Recrutamento: É um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazesde ocupar cargos dentro da organização. É basicamente um sistema de informação, através do qual a organização divulga e oferece ao mercado de RH oportunidades de emprego que pretende preencher. Para ser eficaz, o recrutamento deve atrair um contingente de candidatos suficientes para abastecer adequadamente o processo de seleção. Aliás, a função do recrutamento é a de suprir a seleção dematéria-prima básica (candidatos) para seu funcionamento.
O recrutamento é feito a partir das necessidades presentes e futuras de recursos humanos da organização. Consiste na pesquisa e intervenção sobre as fontes capazes de oferecer à organização um número suficiente de pessoas necessárias à consecução dos seus objetivos. É uma atividade que tem por objetivo imediato atrair candidatos, dentre osquais serão selecionados os futuros participantes da organização.
• Desenho de Cargo: Desenhar um cargo significa estabelecer quatro condições fundamentais:
a) O conjunto de tarefas ou atribuições que o ocupante deverá desempenhar (conteúdo de cargo).
b) Como esse conjunto de tarefas ou atribuições deverá ser desempenhado (métodos ou processos de trabalho).
c) Aquem o ocupante do cargo deverá reportar-se (responsabilidade), isto é, relação com sua chefia.
d) Quem o ocupante do cargo deverá supervisionar ou dirigir (autoridade), isto é, relação com seus subordinados.
O desenho do cargo é a especificação do conteúdo, dos métodos de trabalho e das relações com os demais cargos, no sentido de satisfazer aos requisitos tecnológicos,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Recompensando Pessoas
  • Gestão de Pessoas
  • GESTÃO DE PESSOAS
  • Gestão de pessoas
  • Gestão de Pessoas
  • Gestao de pessoa
  • Gestao de pessoas
  • Gestao de pessoas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!