Gestão de pessoas

Páginas: 14 (3358 palavras) Publicado: 14 de novembro de 2011
[pic]

Universidade Anhanguera - Uniderp
Centro de Educação a Distância
TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

GESTÃO DE PESSOAS

PRIMEIRO DESAFIO - ETAPA 1

Relatório sobre o texto: “Por que trabalhamos?”

Grupo:

Professor EAD: Ericson Makarius Borges
Professor presencial: Luiz Antonio Camillo

BAURU
3º SEMESTRE
Período letivo:2011/1

POR QUE TRABALHAMOS

Pela sobrevivência, pelo prazer em trabalhar, porque somos influenciados desde a infância para isto ou porque trabalhar é um paradigma imposto pela sociedade?

A história pode ser velha, mas o comportamento dos trabalhadores, descrito na mesma, continua atual. Em qualquer organização pesquisada encontraremos os “quebradores de pedras” e os “construtores decatedrais”. E todos, aparentemente, fazendo a mesma coisa. A rede da educação pública do Estado de São Paulo (ensinos fundamental e médio) é um bom exemplo disto. A educação continuada que, a princípio, seria aplicada para recuperar os alunos em defasagem de aprendizado faz com que os mesmos se sintam desmotivados pois percebem que não existe a pretendida recuperação; sabem que serão promovidos ao final doano letivo. Isto porque muitos dos professores que recebem tais alunos já com sérias dificuldades, preferem aceitar que eles causarão apenas problemas e não valerá a pena “perder tempo” ensinando-os. São os chamados “dadores de aula”, um neologismo criado para definir os profissionais que apenas cumprem sua jornada. São os operários da “pedreira” em que transformaram sua aula. Porém, existemprofessores que vêm alunos além das pedras. Estes professores querem lhes mostrar os caminhos que levam às catedrais, ajudá-los a escalar pirâmides e junto com eles decifrar as esfinges. São professores que entendem a importância de um bloco de pedra.
Professores são gestores de mentes.

“Quais as lições dessa velha história para os gestores de pessoas de hoje?”
Podemos dizer que são inúmeras.Podemos, por exemplo, falar da responsabilidade que os gestores assumem a partir da sua postura profissional. Se ele entender a organização como um conjunto de paredes que o abriga, certamente é alguém que só vê pedras no seu caminho. E elas atrapalham o seu andar porque ele precisa vigiar os próprios passos para não tropeçar. Consequentemente atrasará a própria evolução e a de quem o seguir.Encontrará muitas pedras para quebrar e poucas ferramentas para isto. Não terá onde acomodar os entulhos que se avolumarão à sua frente. Para ele, as pessoas são como pedras.
Por outro lado, o gestor que cumpre o seu trabalho de maneira metódica e sem muita emoção limitando-se a cumprir horários, age como o trabalhador que se preocupa apenas com si próprio, não entendendo a importância da suacondição. Assemelha-se ao operário que acomoda as pedras mecânica e cuidadosamente não se permitindo transgredir os limites a que se adequou. A ele é conveniente que as pedras não sejam obstáculos tolhendo o seu trajeto.
Mas temos também o gestor “construtor de catedrais”. Ele é diferente dos outros dois tipos que descrevemos. Ele, além de utilizar as pedras para construir, usa-as também paraesculpir. Como Michelangelo Buonarroti enxerga vida nas esculturas de pedra. O material do seu cinzel é composto por paciência, tolerância, bom senso, perseverança e principalmente amor no que faz.

A aplicação das lições que os gestores podem receber a partir da reflexão da história dependem muito mais de uma auto análise do que da lição em si. É necessário que se libertem dos estereótipos aos quaisse atrelaram ou foram atrelados e busquem a harmonia entre o trabalho e a satisfação pessoal. Cada um tem o seu perfil mas devem estar sempre receptivos à eventuais mudanças de comportamento se isto for conveniente para a organização. Porém, sem perder a individualidade.

Por que estou trabalhando?
Bertrand Russel fala que a dignidade tão floreada no trabalho é ilusão orquestrada para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Recompensando Pessoas
  • Gestão de Pessoas
  • GESTÃO DE PESSOAS
  • Gestão de pessoas
  • Gestão de Pessoas
  • Gestao de pessoa
  • Gestao de pessoas
  • Gestao de pessoas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!