Gestão de pessoas e a retenção de talentos nas organizações

FACULDADE DE NEGÓCIOS DE SERGIPE - FANESE
Disciplina: Introdução a Gestão de Pessoas
Prof. Msc. José Walter Santos Filho

Aluna: Vera Cristina de Jesus

I - Título da Obra: Gestão de Pessoas ea Retenção de Talentos nas Organizações.

II – Síntese

A gestão de pessoas tornou-se uma realidade nas organizações, principalmente na de grande porte, já que as pequenas ainda trabalham apenascom um gestor que geralmente é o proprietário da empresa e em muitos casos não está habilitado para exercer esse tipo de função.
A gestão de pessoas é uma área peculiar, pois é a partir dela que asorganizações cuidam do seu maior patrimônio que é o colaborador com o seu capital humano. O maior desafio para o gestor é lidar com pessoas, e ter o entendimento necessário para perceber a realimportância daquele colaborador na organização.
Existem seis processos básicos que norteiam a gestão de pessoas que são eles: agregar, aplicar, recompensar, desenvolver, manter e monitorar pessoas.Percebe-se que os processos são seqüenciados e seguem uma linha de aproveitamento das pessoas. Estão dispostos de maneira que facilita o trabalho do gestor.
Na nova visão pode-se perceber que a seleção detalentos, de capital humano, de colaborador como queiram chamar passa a ser essencial para o sucesso de cada empresa, pois neste processo a empresa conseguirá vislumbrar um diferencial competitivo. Oprocesso de recrutamento e seleção visa atender as necessidades internas da organização, na busca de novos colaboradores e conseqüentemente encontrar os melhores talentos.
A partir desse passo começa aaparecer a gestão por competências que vem sendo a forma mais eficaz na gestão de pessoas.
A gestão por competências caracteriza-se pelo fato de não contratar o colaborador pela intuição mais sim porfatos reais que mostram a conduta do mesmo.
A competência é formada por três palavras chaves: conhecimento, habilidades e atitude, que agregado às competências técnicas e comportamentais. As...
tracking img