Gestão de pessoas por competência

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4410 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Gestão de pessoas por competências: o caso de uma empresa do setor de telecomunicações
 
 
Joel Souza Dutra; José Antonio Monteiro Hipólito; Cassiano Machado Silva
 
 

RESUMO
A gestão de pessoas vem passando por amplo processo de transformação, na medida em que os sistemas tradicionalmente utilizados como referencial - centrados em cargos - vêm demonstrando fragilidades diante doambiente turbulento e mutável pelo qual vêm passando as organizações, especialmente aquelas insertas em setores de vanguarda. A proposta deste artigo consiste na apresentação de um modelo capaz de balizar a gestão de pessoas de forma integrada, a despeito das pressões ambientais, estruturado a partir do conceito de competências. A aplicabilidade do modelo é testada a partir da análise de suaimplementação numa empresa do setor de telecomunicações, o qual passou por profundas alterações nos últimos anos. O artigo começa com o resgate do conceito de competências, em suas diversas correntes teóricas, seguido pela apresentação do setor e da empresa estudados. Em seguida, listam-se os principais resultados esperados com a implementação do modelo e realiza-se uma análise do processo de implementação. Aeficiência do modelo é checada a partir da percepção dos gerentes da organização estudada, que aponta para o sucesso do referencial, enquanto balizador das decisões inerentes à gestão de pessoas.
Palavras-chaves: remuneração; carreira; administração de recursos humanos; competências; telecomunicações.

ABSTRACT
The human resource management is experiencing a huge changing process, as well asthe traditional approach - job-centred - is showing fragilities in a turbulent and changing organizational environment, specially in vanguard and innovative industries. The proposal of this paper is to present a new model, based on competence concepts, which provide integrated orientation to all aspects of human resource management in despite of the environment pressure. The applicability of themodel is tested through an analysis of its implementation in a telecommunication company, which has been suffering deep transformations during the last years. The paper starts with a conceptual review of competence, considering different theoretical streams, followed by industry and company presentations. After that, the main expected outputs with the model implementation are listed and ananalysis of this process is accomplished. The model efficiency is corroborated by a company managers perception survey, which confirms the success of this kind of system as a base for decision-making about human resource management.
Key words: compensation; career; human resource management; competencies; telecommunications.

 
 
INTRODUÇÃO
O que nos motivou a preparar este trabalho foi apossibilidade de estudar o conceito de competências aplicado à gestão de pessoas em uma empresa nacional do setor público, vivendo um processo de modernização, em momento particular e ao mesmo tempo extremamente rico por ser possível passar a limpo a aplicação de um conceito que cria novas possibilidades para a gestão de pessoas. Além disso o fato de a empresa analisada ser nacional nos permite umavisualização mais abrangente da competência como referencial conceitual para a modelagem de um sistema de gestão de pessoas voltado à realidade brasileira. Finalmente, o setor de telecomunicações oferece um pano de fundo para este trabalho, devido ao ambiente turbulento e ao processo de modernização na gestão das empresas componentes.
Vamos iniciar este trabalho com uma rápida revisão do conceito decompetências aplicado à gestão de pessoas, para em seguida discutirmos o setor de telecomunicações, a empresa analisada e a experiência vivenciada pela empresa. Finalmente apresentaremos a percepção dos gestores quanto ao modelo de gestão de pessoas em implementação.
 
A QUESTÃO DA COMPETÊNCIA
Que é competência? Ao tentarmos responder a essa pergunta, entramos em terreno minado, tal é a...
tracking img