Gestão de pessoas no sistema de atendimento de intercâmbio unimed recife

Páginas: 6 (1281 palavras) Publicado: 24 de outubro de 2011
FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE OLINDA – FUNESO
UNIÃO DE ESCOLAS SUPERIORES DA FUNESO – UNESF
PÓS-GRADUAÇÃO: GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS EM AMBIENTES DE MUDANÇAS.



ELISÂNGELA DE LIMA BEZERRA

A GESTÃO DE PESSOAS NO ÂMBITO DOS PLANOS DE SAÚDE:
O caso do sistema UNIMED RECIFE

Olinda, maio de 2011.

PROJETO DE PESQUISA
ELISÂNGELA DE LIMA BEZERRA





Projeto dePesquisa apresentado pela aluna Elisângela de Lima Bezerra, com orientação da Professora Sandra Simone como requisito para qualificação no curso de Pós- Graduação Latu Sensu em Gestão Estratégica de Pessoas em Ambientes de Mudança.

Olinda, maio de 2011.


“Obstáculos são aquelas coisas assustadoras que você vê quando desvia os seus olhos da sua meta.”.
Henry Ford

Sumário

1- INTRODUÇÃO 52- JUSTIFICATIVA 6
3- OBJETIVOS 7
4- MARCO TEÓRICO: 8
4.1 Gestão de Pessoas 8
4.2 Conflitos 8
4.3 Atendimentos de Intercâmbio 9
5- PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS 10
6- CRONOGRAMA 11
7- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12

1- INTRODUÇÃO

Ter bom atendimento é a expectativa de qualquer cidadão em qualquer serviço que ele venha necessitar. Quando esse serviço é relacionado àsaúde, então o nível dessas “expectativas” é imensurável.

O presente trabalho buscará investigar os entraves e conflitos que surgem durante o atendimento no SISTEMA UNIMED, em específico no processo de atendimento de “intercâmbio”, o qual possui peculiaridades que engessam muitas vezes a postura da gestão central do serviço. Esse é o desafio cotidiano da prestação desse serviço.

Explorar ouniverso dos conflitos e entraves dos atendimentos de “Intercâmbio” buscando esgotar o que a Gestão de Pessoas pode contribuir para viabilizar ao máximo a excelência no resultado final desse serviço de atendimento é o principal objetivo desta pesquisa.

O desenvolvimento da análise se dará a partir da observação e do conhecimento de mais de uma década no âmbito do SISTEMA UNIMED que será oprincipal condutor deste trabalho, juntamente com a avaliação de alguns registros históricos do surgimento e evolução desse Sistema que por ser Cooperativa tem um formato diferenciado de trabalho das demais operadoras de plano de saúde do país.

Espera-se com esta investigação compreender em que medida ou até que ponto o processo de gestão de pessoas influencia na eficácia do serviço de atendimento aosconveniados ou clientela do sistema UNIMED.
Portanto, através de uma pesquisa empírica, explicativa e qualitativa atrelada a referenciais teóricos e objetivando contribuir para a “excelência” no atendimento de intercâmbio no Sistema Unimed.

2- JUSTIFICATIVA

Quando se trata de saúde a condição ideal seria não haver “Conflitos”. Mas, na prática isto é impossível. Então o que fazermos paraevitá-los ou minimizá-los enquanto gestores de pessoas?
No quinto e último volume da coleção Gestão Empresarial: Administração de Conflitos Eunice Maria Nascimento e Kassem Mohamed El Sayed expressam:
“Para lidar com conflitos, é importante conhecê-los, saber qual é sua amplitude e como estamos preparados para trabalhar com eles”.
Tendo como norte o exposto acima essa pesquisa o foco destapesquisa levantará questões ocorridas no cotidiano de uma prestação de atendimento ímpar nas operadoras de plano de saúde que são os atendimentos de Intercâmbio entre Unimedes que é um sistema nacional.

As Unimedes “intermediam” os atendimentos de seus atendimentos clientes, não tendo no entanto, Autonomia na cobertura contratual destes. Que é detido pela sua Unimed Origem, ou seja, com a referidaUnimed que ele celebrou seu contrato pessoa física ou jurídica.

O não cumprimento das poucas diretrizes do sistema criou brechas para critérios e posturas diferenciadas nas várias co-irmãs (Unimedes) existentes no país.
A proposta é usar a competência do Capital Humano para evitar / minimizar essas problemáticas. Contanto é indispensável à contribuição efetiva das respectivas diretorias...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Unimed Recife
  • Unimed Recife
  • Gestão de pessoas no atendimento nas instituições de saúde
  • Sistema integrado de gestão de pessoas
  • Sistema de Gestão de Pessoas
  • Gestao de pessoas no sistema de informação
  • Sistema de gestao de atendimento de clientes nos Hoteis
  • Gestão estratérgica de sistemas de recompensa de pessoas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!