Gestão de Pessoas- das pessoas como recursos para as pessoas como parceiros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1327 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de agosto de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
2. A EVOLUÇÃO DA GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS NAS ORGANIZAÇÕES
Este tópico tem como objetivo estudar a evolução da área de recursos humanos caracterizando o contexto atual.
Algumas definições de Administração de Recursos Humanos encontradas na literatura são: - “ a área de estudos e atividades que lida com os aspectos relativos ao elemento humano em geral, nas organizações. Ou seja, a áreaque trata dos problemas de pessoal, de qualquer agrupamento humano organizado.” (TOLEDO, 1982, p.7)
- “ um conjunto de princípios, estratégias e técnicas que visa contribuir para atração, manutenção, motivação, treinamento e desenvolvimento do patrimônio humano de qualquer grupo organizado.” (TOLEDO, 1982, p.8)
- “a administração de Recursos Humanos é o ramo especializado da Ciência daAdministração que envolve todas as ações que tem como objetivo a interação do trabalhador no contexto da organização e o aumento de sua produtividade. É, pois, a área que trata de recrutamento, seleção, treinamento, desenvolvimento, manutenção, controle e avaliação de pessoal.” (GIL, 1994, p.13)
Com a evolução da Administração de Recursos Humanos, surgiram várias denominações ao longo do tempo. Nopassado as expressões utilizadas eram: administração de pessoal, relações industriais e relações humanas. Mais recentemente tem-se: administração de recursos humanos, desenvolvimento de recursos humanos, comportamento organizacional.
WOOD (1995) argumenta que desde o fim da década de 70, a conjuntura do mercado e suas implicações para a organização do trabalho fizeram surgir outra função derecursos humanos (FRH), ligada aos setores operacionais e voltada diretamente para a gestão dos processos de mudança e para a melhoria dos níveis de performance e produtividade. Sem as raízes da FRH tradicional, esta nova função, nem sempre bem definida, passou a apropriar-se, de conceitos e recursos pouco usados e até desconhecidos de sua antecessora. Embora os rótulos sejam diferentes de organizaçãopara organização, esta nova FRH geralmente está associada às áreas de qualidade ou a programas corporativos de mudança organizacional. Convive, geralmente, com algum grau de conflito, com a FRH tradicional, agora diminuída em importância.
Nesta mesma linha, STOREY (1992) analisa a evolução teórica da FRH denominando a nova abordagem como Gerência de Recursos Humanos (GRH), em contraposição àtradicional gerência de pessoal (GP). O autor coloca alguns usos do termo onde destaca-se que o termo pode ser usado para sinalizar uma abordagem orientada a negócios, ou seja, uma abordagem integrada que guia a administração do trabalho onde a ênfase está colocada no conceito de recurso, isto coloca os empregados ao lado de outros fatores de produção como capital, tecnologia, energia e materiais.Por conseguinte, sugestiona o potencial de agregar valor pelo uso sofisticado deste recurso, ao invés de vê- lo como uma arena de problemas. De acordo com esta visão, a Gerência de Recursos Humanos (GRH) só estaria completamente presente quando o emprego de seleção, recompensa e assim por diante, estariam sendo feitos de modo integrado e este completamente afinado com uma estratégia empresarialmais ampla.
WOOD (1995) coloca que não é fácil traçar uma linha cronológica com relação a função de recursos humanos nas organizações, dado o número de diferentes movimentos com diferentes características e grau de realizações práticas. Um recurso para empreender uma análise da transformação da FRH é
caracterizar uma função mais tradicional, herdeira da Escola de Relações Humanas. Nestaconfiguração, a FRH ganha contornos de atividade de apoio eminentemente técnica com funções específicas, como seleção, treinamento e desenvolvimento de pessoal. Paralelamente, em conjunturas específicas, floresceram movimentos como Abordagem Sociotécnica e o desenvolvimento organizacional (DO), que interagiram em maior ou menor grau com a FRH em suas práticas. Atualmente na GRH destaca-se algumas...
tracking img