Gestão de patrimônio e logística

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1344 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ
CURSO SUPERIOR TECNÓLOGO EM GESTÃO PÚBLICA

GESTÃO DE PATRIMÔNIO E LOGÍSTICA

CURITIBA
2010

Álvaro Sergio Pavanelli
Márcia Terezinha Nunes Bosa
Pérola Maria de Lima Santos
Safira Maria de Lima Santos
Telma Cristina Martinez

GESTÃO DE PATRIMÔNIO E LOGÍSTICA

Atividade Supervisionada realizada sob a orientação dosProfessores Mauro José Kummer e Ernani Speranceta, como requisito parcial de avaliação .

CURITIBA
2010
ATIVIDADE SUPERVISIONADA

Unidade pesquisada (órgão público)
INSTITUTO AMBIENTAL DO PARANÁ – IAP
Departamento de Administração dos Bens Patrimoniais e Materiais

- Controlar estoque de bens e materiais de consumo;
- Controlar estoque de bens permanentes;
- Programar demandas destes bens;
-Compras de bens de consumo e permanentes;
- Controlar bens imóveis.

O Setor de Materiais / Almoxarifado é responsável pelo Armazenamento, Controle e Destinação de Mercadorias aos 20 (vinte) Escritórios Regionais, SEDE, Parques, Unidades de Conservação e Viveiros.
Na unidade do Almoxarifado são armazenados diversos tipos de materiais e produtos destinados ao uso e funcionamento de todas asatividades do órgão.
As mercadorias e produtos são adquiridos pelo próprio Setor de Materiais e por outros Departamentos, os quais planejam suas demandas e informam sua distribuição de acordo com seus cronogramas de trabalho.
Para os bens de consumo tangíveis que o Setor de Materiais / Almoxarifado controla (compra, consumo e distribuição) é basicamente assim procedido:
O bem é mensurado e deacordo com o seu gênero (Materiais de escritório, Materiais de Limpeza, Materiais de Informática, Materiais Elétricos, Pneus, etc.) são realizadas cotações no mercado para dimensionar o valor total a ser adquirido para o seu gênero e estabelecer a modalidade de Compra (Direta, Convite, Tomada de Preços, etc). Devido a Limitações Orçamentárias e Financeiras, o Almoxarifado do órgão não utiliza técnicasde estocagem na modalidade ou estoque zero, ou seja, é obrigado a manter uma quantidade mínima de bens e materiais, (reserva), destinados ao consumo rotineiro da Instituição. Dependendo da época do ano, primeiro, segundo ou terceiro quadrimestre, as liberações orçamentárias são realizadas de acordo com o fluxo de caixa do Estado.
Para respeitar as normas e legislações vigentes (Lei 8.666, Leide Responsabilidade Fiscal, etc.) o Almoxarifado está adaptado e procura dimensionar os estoques de forma que não se permitam grandes investimentos em bens e materiais no estoque por um longo período de tempo. As limitações financeiras no âmbito de autorização do Diretor Presidente e do Secretário de Estado, também são observadas para não inviabilizar uma compra devido o fator tempo.
Métodos etécnicas de estocagem são observados na parte de controle e separação de mercadorias, onde, por exemplo: A primeira mercadoria que entra é a primeira que sai, etc, com o objetivo de não permitir que produtos fiquem obsoletos ou que seus prazos de validade estejam vencidos.
As Requisições de Materiais realizadas pelos usuários são feitas por meio eletrônico e atendidas da mesma forma peloAlmoxarifado, sendo primeiramente “atendidas” eletronicamente para que os saldos e valores estejam sempre atualizados e assim o atendente tem como decidir pelo fornecimento ou não. Após, o documento é impresso e entregue ao almoxarife para separar o material, empacotar, identificar e entregar ao solicitante.

No quesito “controle” o Almoxarifado realiza Inventário Anual de Estoque, (Geral), onde sãocomputadas todas as entradas e saídas de mercadorias durante o ano, bem como são realizadas contagens de todos os itens existentes. Durante o ano são realizados Balanços Mensais de entrada e saída (eletronicamente) os quais são enviados mensalmente ao Departamento de Contabilidade e Finanças – DCF para compatibilização e controle.

BENS MÓVEIS TANGÍVEIS

O Setor de Patrimônio do IAP é responsável...
tracking img